Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, novembro 13, 2016

Temos treinador e dos bons, diz Tostão

Tostão

Habemus técnico, e dos bons

0
PUBLICADO EM 13/11/16 
Foi linda, pela televisão, a festa no Mineirão. Pensei em ir, com meus filhos e amigos, mas desisti, com receio de perder o silêncio e a tranquilidade para ver os detalhes técnicos e táticos. Poderia ter ido e ficado em um lugar reservado. Desisti, porque correria o risco de ficar ao lado de um grande número de políticos e de convidados da CBF. Poderia ter pedido aos jornais para os quais trabalho uma credencial de imprensa. Desisti, porque teria de escrever logo após o jogo.
Em casa, além de ver outras partidas pelas Eliminatórias, recebo milhares de informações e opiniões que ajudam em minha avaliação. Aprendi também a ver os detalhes táticos pela TV, ainda mais que as imagens são hoje bastante abertas, com ampla visão do conjunto. O que não vejo, posso deduzir, mesmo sendo incerto. Só os ignorantes têm certeza de tudo.
Tite evoluiu muito e merece o sucesso que tem tido na seleção. Reconhecer a importância de um técnico não é achar que os resultados e as atuações das equipes são sempre determinados pela ação dos treinadores, como passou a ser frequente no Brasil. Em alguns jogos, eles são decisivos, como foi Tite, contra a Argentina.
A excelente atuação contra o grande rival, no Mineirão, simboliza o fim do luto e a recuperação da seleção. O que não se deve é criar uma desmedida euforia. Precisamos aprender a conviver com as vitórias e com as derrotas, sem passar da euforia à depressão. Não se pode também confundir fim do luto com esquecer os 7 a 1. Este será lembrado para sempre. Já o luto chegou ao fim.
A recuperação da seleção não tem nada a ver com o futebol no país, dentro e fora de campo. Todos os titulares atuam fora, exceto Gabriel Jesus. Vão continuar as partidas fracas do Brasileirão, a promíscua relação da CBF com seus parceiros e a desorganização do calendário.
Muitos perguntam por que o time evoluiu tão rapidamente. Entre tantos motivos, porque Tite conhece do assunto.
A história da partida contra a Argentina foi, coletivamente, surpreendente. A expectativa era que o Brasil pressionaria desde o início, teria mais a posse de bola, enquanto a Argentina marcaria mais atrás, para contra-atacar. No primeiro tempo, ocorreu o contrário. De forma programada, o Brasil recuou a marcação, deixou a bola com o adversário, bloqueou os espaços na intermediária e fez dois gols no contra-ataque. Messi não recebeu uma única bola livre entre os volantes e os zagueiros.
Antes do primeiro gol, Muricy, que estreava no Sportv, estava muito preocupado com o controle da bola pela Argentina e pedia marcação mais à frente. Aí, o Brasil fez o gol. A vida não é difícil somente para os técnicos. Por outro lado, se Alisson não tivesse feito uma ótima defesa ou se Fernandinho fosse expulso, o que quase aconteceu, a história poderia ter sido outra e, agora, estaria elogiando o novo comentarista.
No segundo tempo, a Argentina foi toda para frente, sofreu o terceiro gol e desmoronou. Ficou fácil. Poderia ter sido 7 a 1. Alguns jogadores, que tinham sido discretos no primeiro tempo, atuaram muito bem no segundo. Renato Augusto joga bem, do mesmo jeito, quando o jogo é fácil ou difícil. Neymar brilhou intensamente o tempo todo. Tite também, por mudar a estratégia para esse jogo. Agora, temos técnico, e dos melhores.
3 a 0
Neymar foi, mais uma vez, espetacular durante toda a partida contra a Argentina. Alguns jogadores foram discretos no primeiro tempo e muito bem no segundo, após o terceiro gol, quando a Argentina desmoronou e o jogo ficou fácil. Será que Messi e Mascherano não gostaram do show e da provocação de Neymar no fim da partida? Se Lucas Pratto tivesse entrado, seria aplaudido por parte da torcida e, certamente, jogaria melhor do que o apagado Higuaín.
Contra o Peru, na terça-feira, o Brasil não terá Marcelo, que está suspenso. Não é problema, para Tite, porque Filipe Luís é um excelente lateral. O Peru está entusiasmado, após ganhar dois pontos, no tapetão, do jogo contra a Bolívia, e pela goleada surpreendente, fora de casa, de virada, sobre o Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima