Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

Meu Perfil




NOSSO PERFIL


FORMAÇÃO E OUTRAS NUANCES
Numa sociedade de consumo, quase tudo vira produto, quase tudo é vendido. Até nossa imagem agrega em seu rótulo muito do marketing e da propaganda. Somos o que vendemos de nós próprios, somos o que as pessoas acreditam de nós. Por isso é tão importante – creio – um brevíssimo esboço autobiográfico.
Minha condição de ser essencialmente um autodidata me confere outros ‘autos’ relativos: autoconhecimento, auto-orientação, auto-percepção, e, por analogia, autodeterminação. Administrador autodidata e microempresário; repórter fotográfico com trabalhos realizados para conceituados veículos de comunicação como Folha de São Paulo e Estadão (SP); participante do processo de reformulação da disciplina fotografia do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero em São Paulo; ex-coordenador da área de fotografia da Secult/São Paulo; com formação em filosofia mística pela Ordem Rosacruz; iniciado na área técnica e administrativa da gestão esportiva – em nível de pesquisa extracurricular -, entre outros, são alguns dos elementos constitutivos dos nossos ‘ensaios não publicados’. 
Entre o que de nossa autoria e interautoria se publica, vale mencionar nossas tentativas de contribuição para um repensar do 'fazer futebolístico' - sobretudo no estado do Ceará -, em publicações tais quais como as que já figuraram nos sites Fanáticos por Futebol e Artilheiro. 
Gostar de futebol, ter sido um ‘peladeiro’ inveterado, ter enfrentado fora das quadras uma geração de craques do hoje futsal, o que não me permitiu brilhar pelo alto nível dos concorrentes, constituiu parte de minha (in)formação futebolística prática e teórica. 
Voltando um pouco mais no tempo, há que ser considerado os rigores da educação que tive que moldaram e inscreveram, indelevelmente, minha vocação para a satisfação interior e minha compreensão da importância dos processos evolutivos.  
PROJETOS, MISSÕES E ATIVIDADES 
Talvez valha acrescentar minha condição de "Expert Commentator" (comentarista especialista) em projetos de Transformação Social Através do Futebol (Changemakers Ashoka/Nike), bem como as condições de membro do Conselho de Desporto do Estado do Ceará (CDEC), do Conselho de Programação da Associação de Radiofusão Cauípe, integrante da direção executiva da Fundação Cauípe de Rádio e Televisão (em fase de criação), membro do Conselho Fiscal da ONG Miguel Vicente Neto, membro eleito do Conselho Consultivo de Leitores do O Povo por dois exercícios, Presidente da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF), bem como Coordenador do Futebol Feminino da Federação Cearense de Futebol (FCF). Além disso, sou radialista e criador do Programa Companhia do Esporte. Nossa mais nova empreitada é ter assumido a Vice-Presidência de Sistematização e Controle do Instituto Unidos Pelo Futebol - UNIFUT.
Desempenhamos ainda a atividade de Ouvidor-assistente da Federação Cearense de Futebol (FCF), e integrante de diversos grupos de trabalho - GTs - ali existentes.

Sou eu! Mais ou menos. (...)