Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, dezembro 18, 2020

Cearense Série C é uma competição para atender os clubes




A imprensa da qual faço parte, não deve esquecer jamais que as competições são realizadas fundamentalmente para atenderem os interesses das entidades de prática desportiva (os clubes de futebol).

A entidade de administração do futebol cearense, a FCF, é apenas a gestora da competição, cuja fórmula de disputa é por ela apresentada aos clubes para avaliação e aprovação. Portanto, não cabe tão unicamente à FCF o direcionamento de quaisquer críticas neste sentido.  

Na realidade, em meio a uma pandemia como a que vivemos, o mais lógico seria que nem tivéssemos a realização do Cearense Série C. No entanto, por vontade das partes envolvidas, teremos a competição, adaptada para as condições momentâneas. Logo, ela será breve, mas não perderá seu caráter de disputa. Ao contrário, a fórmula enseja que tenhamos uma importante equanimidade na disputa, já que os pontos corridos é a mais notória maneira de apuração do aspecto técnico-desportivo.

No que pese termos de 3 de fevereiro à 21 do mesmo mês, ou seja, apenas 18 dias dos jogos iniciais aos finais, também será preservado o intervalo de 72 horas entre as partidas, a fim de que se dê a recuperação dos atletas. Portanto, teremos uma média de 3 dias entre um e outro jogo.

Há um aspecto um tanto macro que também está em jogo, que é a preparação das equipes para uma modalidade de disputa de curtíssimo prazo. Ao que nos parece, isso exige uma preparação diferenciada, seja no aspecto tático, seja no técnico, seja no físico, seja no aspecto mental. Tanto o nível de preparação quanto o de concentração serão de grande importância para o desempenho individual e coletivo de atletas e equipes.

° ° °

Por: Benê Lima

quarta-feira, dezembro 16, 2020

CALOUROS DO AR PROMOVE REUNIÃO COM NOVA DIRETORIA


A três dias da eleição realizada dia 12 próximo passado, o Presidente da Executiva do Clube, Emmanuel Carvalho, convocou reunião para apresentar a nova composição da Diretoria Executiva, para mais um triênio (2021/22/23).

O encontro aconteceu nesta terça (15) e foi presencial, tendo se dado nas dependências do Colégio Dragão do Mar, em Fortaleza, das 19 às 21 horas.

Além dos membros da Executiva, a presença do Presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Amorim, serviu para produzir alguns esclarecimentos acerca do novo Estatuto do Clube, bem como para portar a Ata da Assembleia Geral da Eleição. 

O Presidente da Executiva, Emmanuel, proferiu a fala de abertura com entusiasmo, fazendo a apresentação dos novos membros da direção do clube, tais como o 2º Vice, William Rogatto, que também é o principal investidor do clube, além do Diretor de RP (Relações Públicas), Benê Lima, entre outros.

Presidente do Conselho Deliberativo


O Diretor de Patrimônio recém-eleito, Eudasio Barroso, fez uma breve prestação de contas informal, passando o controle da conta do Clube ao Presidente, e prometendo colaborar com o Diretor Financeiro, Sérgio Ricardo, a fim de que um ajuste primário das contas do Calouros do Ar seja encetado.

A unificação do controle financeiro de um lado, e as ações das diretorias de relações públicas (RP) e comunicação com a de marketing de outro, foram iniciativas objeto de proposições. 

Outra sugestão acatada foi o cumprimento do pré-requisito estatutário que prevê a confecção de três balancetes anuais dentro do exercício vigente, além do balanço no prazo legal do ano seguinte. Além disso, o mais tardar no início do próximo exercício se fará a previsão orçamentária do Clube para 2021, para posterior aprovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.



 NOVAS PARCERIAS

Novas micro parcerias serão buscadas, especialmente para os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos, bem como para o futebol feminino, assim expressou o Diretor de RP, Benê Lima.


O departamento de futebol do Clube, através do 2º Vice, William Rogatto, disse estar aberto a parcerias em cidades do interior do Estado Estado, desse modo ampliando a captação de jovens valores. 

“Cada caso será analisado 
(referindo-se às parcerias), e 
poderemos ter casos sem ônus 
para o ‘franqueado”, 
disse o dirigente.

 

Nos próximos dias o clube criará o WhatsApp do setor de comunicação (assessoria de imprensa), cujo credenciamento ficará a cargo do Diretor de RP, Benê Lima. 

°°°