Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, junho 21, 2014

Um grande Luís Suárez, escoltado pelo trabalho tático de Cavani, deixa a Inglaterra quase eliminada

Autor: Kieran Smith

Treinador de Futebol UEFA “A”

 

Ambas as equipes perderam nos seus primeiros jogos no Grupo D e isso fez que fosse vital para as duas alcançar a vitória nesse encontro.

Todo mundo na Inglaterra falava sobre a posição de Rooney e se deveria estar jogando como segundo atacante, depois do mal papel que realizou jogando pela esquerda.

A única mudança que Inglaterra fez mudar a Rooney e uma posição central e por a Raheem Sterling, apesar de ter feito um bom jogo contra a Itália, no lado direito.

Uruguai realizou uma série de mudanças, mas o mais importante foi a de Luis Suarez. Ele não estava 100%, isso significava que teríamos que fazer algumas mudanças táticas pra assegura-se de que poderiam permanecer nas zonas perigosas do campo.

DESDE O PONTO DE VISTA TÁTICO

  • Inglaterra ficou com um sistema 1-4-2-3-1 de jogo neste jogo e não houve mais movimento dos quatro atacantes. Rooney, Welbeck, Sturridge Sterling e trocaram posições durante o encontro, mas não fizeram o suficiente bem para criar problemas para o Uruguai.
  • Uruguai utilizou um sistema de jogo 1-4-4-2. Os quatro meio-campo em forma de rombo, o que lhes permite aproveitar a Ríos, para proteger a defesa e Lodeiro para dar mais apoio aos dois dianteiros. Cavani teve um papel muito importante com seu movimento, se moveria no meio-campo para vincular o jogo entre as linhas, para que Luis Suarez pudesse dar profundidade ao time e não ter que fazer muitas coisas na defesa.
  • Esse jogo foi diferente ao que todos esperavam, com uma Inglaterra jogando com a posse da bola e Uruguai jogando ao contra ataque. Inglaterra tentando de construir ataques desde seu goleiro, mas novamente, o espaço entre o meio-campo e os atacantes era muito grande, provando a jogar em excesso mediante passes longos, ação que se repetiria muitas vezes.

Essa imagem mostra o sistema de jogo da Inglaterra com só os dois defensores centrais que faltam na imagem. Podemos ver que as defesas laterais estão muito involucradas no jogo de ataque.

Esse é o sistema de jogo do Uruguai e se pode ver claramente a forma do rombo no centro do campo. Também se pode ver aqui como Cavani retrocede ao centro do campo na ajuda defensiva e Suárez fica como jogador mais avançado e ultrapassa da defesa.

INGLATERRA NO ATAQUE

Inglaterra tem feito um esforço consciente para se tornar uma equipe que através da posse da bola tratava construir os ataques desde seu goleiro.

O problema é que o espaço entre as linhas dificultou a jogar através do meio-campo, o que gerou o abuso do jogo direto. Pelo contrario Uruguai se limitou a ser paciência e esperar a possibilidade de contra-atacar quando recuperava a posss e da bola.

Quando a Inglaterra fez chegar a bola para a linha de atacantes seus movimentos eram melhores.

Esta é uma maneira em que a Inglaterra tratou de construir seus ataques. Pode ser visto que há ação passe pelo centro, e incluso quando Sterling tenta passar para receber a bola, Ríos lhe está marcando. Os outros jogadores ingleses se encontram no último terço do terreno de jogo esperando a bola. Gerrard e Henderson foram sempre na linha reta para o posicionamento defensivo do Uruguai.

Este é o tipo de movimento que gerava Inglaterra. O passe longo que vai a Sturridge e a bola se desloca, pelo que se inicia uma grande quantidade de movimentos nos jogadores Ingleses de ataque. Sterling se move entre as linhas, Johnson ataca no espaço na direita e Rooney e Welbeck correm em direção a área.

MOVIMENTOS DE CAVANI

Edison Cavani foi muito importante para o Uruguai neste jogo, especialmente tendo em conta que Suarez não estava em perfeitas condições o que significava que Cavani teria que fornecer a maior parte dos movimentos defensivos dos dianteiros.

Cavani devia tomar posições sobre a esquerda para tratar de aproveitar não só o espaço que o lateral direito Inglês deixou com suas incorporações no ataque, senão porque  Tabárez havia identificado que Johnson era o elo mais fraco defensivo da equipe Inglês e devia atacá-lo.

O primeiro objetivo Uruguai era atacar por essa área e no início da segunda metade a seleção uruguaia criou duas ou três chances nos primeiros dez minutos.

Aqui está um exemplo do movimento de Cavani causando problemas para a Inglaterra. Recebe a bola no lado esquerdo e ataca na área. Cavani é um jogador muito perigoso e arrasta todos os jogadores da Inglaterra para ele, esquecendo de Suarez. Luis Suarez faz   uma grande jogada de ataque e marca.

Uruguai recupera a bola nas proximidades da área da Inglaterra e ao instante Cavani ataca por dentro do espaço Johnson. Quando Cavani supera a johnson diante ao passe de Lodeiro, deixa livre na área para receber o passe do seu companheiro.

 

Embora de que Roy Hodgson é conhecido pela boa organização defensiva de seu time, Inglaterra se mostrou muito desorganizado durante muitas fases desse jogo. Aqui a bola antes o passe Ríos joga sobre o desmarque de jogadores de diferentes linhas mediante o passe interior a Cavani, que define o ataque do Uruguai. Os jogadores ingleses estão todos fora de posição.

Esse é um bom movimento da Inglaterra para criar o espaço no ataque. Sturridge move-se para receber a bola diante a marcação de Pereira, isso cria espaço para Johnson que recebe em seu desmarque. É o gol da Inglaterra. Na parte superior Rooney prepara para iniciar o ataque. A má orientação defensiva e vigilância do zagueiro uruguaio lhe ajudaria a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima