Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, dezembro 13, 2014

Os 10 Maiores Clássicos do Futebol Brasileiro

futebolbrasileiro

Por JOSÉ RENATO SATIRO SANTIAGO

Fundamentado na longa pesquisa que resultou no livro: Clássicos do Futebol Brasileiro, que lancei este ano, com o amigo Marcelo Unti (e que pode ser adquirido através do e-mail jrssjr@uol.com.br), tenho desenvolvido novos trabalhos e projetos relacionados com os clássicos brasileiros.

Ao longo de alguns anos pesquisei mais de 300 clássicos de todo o Brasil.

Curiosidades, Estatísticas, Histórias, Estórias, Declarações de Torcedores e tudo o que foi possível ser registrado serviram de base para a construção desta base de conhecimento.

Somado a isso, a leitura de reportagem publicada na mais recente edição da revista Four Four Two, de dezembro de 2014 sobre os Dez Maiores Clássicos do Futebol Mundial, resolvi fazer análise similar considerando os oito critérios que fundamentaram o estudo da publicação inglesa.

Em vez dos 10 maiores clássicos do futebol mundial, considerei os 10 maiores clássicos do futebol brasileiro a partir dos seguintes critérios:

  1. História: tradição que envolve as equipes;
  2. Estrelas: jogadores que atuaram;
  3. Atmosfera: rivalidade e clima que envolve a partida;
  4. Técnicos: técnicos que participaram;
  5. Drama: dramaticidade nas partidas realizadas;
  6. Torcedores: comportamento e fanatismo dos torcedores;
  7. Competitividade: relevância dos clássicos na história do futebol;
  8. Apelo Nacional: interesse nacional em acompanhar a partida (diferentemente da revista que considerou como critério o Apelo Global)

Para cada um dos critérios, foi atribuído um valor de 1 a 10. O valor máximo (somatória total) a ser obtido era de 80.

Outra premissa adotada diz respeito ao fato de ter sido considerado apenas um único clássico por estado.

Sendo assim, há clássicos que não fizeram parte da lista final, por não terem sido avaliados como os maiores de seu estado, dentre eles o mais antigo do Brasil, Fluminense x Botafogo, sequer aquele que envolve as duas equipes que mais vezes venceram a Taça Libertadores da América, Santos e São Paulo.

Por fim cabe ressaltar que as avaliações apresentadas não se concentram em um determinado período da história tão pouco ao entendimento em certa região do país. Sendo assim não é um retrato atual da situação do clássico em nosso país, tão pouco o ponto de vista de um determinado estado, mas um entendimento sistêmico, federativo e de mais de 100 anos.

Seguem os resultados:

classicosbrasileiros0812

Trata-se de uma análise empírica, sem estreito fundamento técnico, mesmo porque o futebol é assim.

Certamente cada pessoa envolvida, ou não, com futebol tem sua própria lista com suas preferências e critérios próprios.

Caso tenha interesse em ter mais detalhes sobre os critérios e valores atribuídos, fico a disposição por este e-mail.

jrssjr@uol.com.br

Dentro das próximas semanas, serão apresentados outros estudos sobre este tema.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima