Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, agosto 13, 2019

Um Novo Calendário para o Futebol Europeu

Luis Filipe Chateaubriand

Luis Filipe Chateaubriand / Arquivo do autor


Durante muitos anos – ou melhor, durante décadas – propus melhorias para o calendário do futebol brasileiro. Escrevi livros a respeito, o último deles lançado este ano. Escrevi artigos. Participei de eventos. Fui consultor de conteúdo do Bom Senso Futebol Clube para o tema, e até de grupo de trabalho sobre o assunto da Confederação Brasileira de Futebol, fui membro.

No entanto, parece que não haverá avanços na busca de melhoria do calendário de nosso futebol – ou, no máximo, haverá avanços tímidos. Os grandes clubes brasileiros, que deveriam ser os maiores interessados na mudança, não parecem dispostos a se dedicarem a isso.

Mediante a situação, e utilizando as metodologias que imaginei durante muito tempo relacionadas ao tema, tive a ideia de escrever uma proposta de calendário para o futebol europeu.

Pode-se pensar que nada precisa ser alterado no calendário europeu – exemplo de organização e profissionalismo. Na verdade, e a despeito do mencionado, há mudanças que poderiam ser implantadas que se mostram benéficas ao futebol daquele continente.

A principal mudança é que deve ser criada a Liga Europeia de Clubes, com os 32 principais clubes europeus. E, a partir dela, deve ganhar corpo o Campeonato da Liga Europeia de Clubes, com essas mesmas 32 agremiações, e que deve ser disputado em todas as temporadas, assim como acontece com a UEFA Champions League.

Pelo que se propõe, o Campeonato da Liga Europeia de Clubes teria o formato de campeonato, enquanto a  UEFA Champions League deve ter o formato de copa.

Para que o Campeonato da Liga Europeia de Clubes possa acontecer, é preciso reservar datas – e, pela importância do certame a ser criado, datas nobres – para sua disputa. Isto implica, obviamente, o remanejo de outros certames para outras datas e, assim, requer um repensar no calendário europeu.

A criação da Liga Europeia de Clubes, e a realização de seu respectivo campeonato, criará uma escalada de jogos entre grandes clubes no Velho Mundo como não existe atualmente. E, em assim sendo, possibilidades técnicas e comerciais bastante atrativas. É senha de que mesmo o que é bom pode, e deve, ser melhorado.

Como se vê, os grandes clubes do futebol europeu podem ter perspectivas de prosperidade ainda maiores de que atualmente, desde que se associem entre si.


Luis Filipe Chateaubriand propõe mudanças do calendário do futebol brasileiro há 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima