Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 07, 2016

Como um time da 2ª Divisão da França forma Jogadores

O RC Lens é um clube de pequeno porte do futebol francês. Fundado em 1906, o time que leva o nome da cidade não é prospero em títulos nacionais e internacionais. Em 110 anos conquistou apenas um campeonato nacional na temporada 1997/1998 e uma Copa da Liga em 1998/1999.
Apesar de não ser um clube recheado de títulos e atualmente militando na Segunda Divisão, o Lens é um clube considerado exemplo na formação de atletas no futebol europeu, segundo a Associação de Clubes EuropeusSua infraestrutura é considerada de nível alto e seus processos estão de acordo com o que há de melhor em termos de prospecção, detecção, seleção e desenvolvimento de talentos.
ORÇAMENTO E RECEITAS
O clube destina de 20 a 25% do seu orçamento para as categorias de base. Esse investimento chega a 6 milhões de euros por ano e tem como objetivo principal fornecer no minimo oito jogadores formados no clube para a equipe equipe principal a cada temporada.
Em 10 anos, O Lens recebeu quase 50 milhões de euros em transferências de jogadores oriundos da base e teve um custo aproximado de 40 milhões.
VALORES E PRINCÍPIOS ALINHADOS COM A REGIÃO
Entretanto, o Lens não visa formar qualquer tipo de atleta. A mentalidade dos jogadores deve estar alinhada com os valores do clube e da regiãoA diretoria usa a expressão “Jogadores do Lens” para designar o jovem formado no clube e que tem como principio a valorização da região de Passo de Calais. O clube acredita que o jovem deve conhecer  e viver a história do clube e para isso prefere que os treinadores das categorias de base sejam ex atletas do Lens. Atualmente 06 dos 21 treinadores jogaram no clube.
ESTRUTURA
Para que isso ocorra, o clube conta com um centro de treinamento de 22 hectares, aonde encontram-se 09 campos de grama natural e 03 de piso artificial, além de academias e salas de fisioterapia e medicina. A estrutura do Centro de Treinamento La Gaillette também serve a categoria profissional.
O complexo foi inaugurado em 2001 e teve um custo de 13 milhões de euros. Ali também encontram-se os escritórios administrativos, áreas para recepção, refeitórios, salas para estudos e acomodações para imprensa. Atualmente 60 garotos residem nas acomodações de La Gaillette, que também é utilizado para concentração dos profissionais.
12/11/2009 - Ablain St Nazaire - Vues aeriennes - Le centre technique et sportif du RC Lens, La Gaillette. Photo Delphine Pineau La Voix du Nord
Foto: RC Lens – Centro de Treinamento La Gaillette
Na temporada 2011/2012, dezoito jogadores das categorias de base estavam servindo seleções da França. Entre 2008 e 2012, o clube conquistou diversos torneios nacionais e internacionais de base, inclusive o Campeonato Francês Sub-19. Nesse período foram formados, o lateral direito Serge Aurier, o lateral Esquerdo Ekotto, o zagueiro Raphael Varane, o volante Kondogbia e os meias Thorgan Hazard e Taarabt.
Football : Lens / Sochaux - Ligue 1 - 19.02.2011 - Raphael Varane (Lens)
Foto: RC Lens – Raphael Varane
PROSPECÇÃO
A prospecção de talentos é realizada por 20 scoutsEles são os responsáveis por observar principalmente a região de Passo de Calais, Paris e Bélgica. Atualmente 60% dos jovens atletas são oriundos da região, 30% de Paris e 10% do restante da França e da Bélgica.
Esses scouts procuram jovens que demonstrem inteligência, técnica e principalmente verticalidade para que se tenha menos trabalho no desenvolvimento desses jogadores. A filosofia de futebol do clube é a ofensividade e essa característica é difundida em todas as equipes de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Detectado e selecionado o talento, parte-se para o desenvolvimento. O Lens conta com 21 treinadores exclusivos para as categorias de base. São 14 times que contemplam mais de 182 jovens atletas entre 07 e 18 anos.
Nas categorias menores que compreendem as crianças entre 07 e 11 anos, são realizados 3 sessões de treinamentos por semana. A valorização da escola e da família são valores difundidos com enorme força nessa faixa etária. Os jogos são realizados aos sábados e inicia-se a cultura da competição com torneios amistosos.
Tecnicamente procura-se desenvolver a coordenação com a bola e outros gestos técnicos simples através de jogos 7 contra 7 ou 9 conta 9. Taticamente pouco é exigido, entretanto os treinadores começam a inserir o conceito de responsabilidade aos atletas.
Nas categorias Sub-13 a Sub-15 são desenvolvidos elementos pré-formativos. Nessas categorias passa-se a ensinar elementos táticos e aprimorar aspectos técnicos. Os treinos são realizados 4 vezes por semana e muitos já dormem por algumas noites no centro de treinamento.
une
Foto: Lens – Treinamento Sub-15
Entre 16 e 18 anos, o jovem atleta do Lille passa a viver em La Gaillette. Os compromissos com os treinamentos passam a ser diários e já existem viagens e torneios internacionais. Os treinamentos são focados na parte técnica, tática e física, iniciando-se aos 16 anos os trabalhos de força e cargaAs equipes dessas categorias já adotam as plataformas táticas 4-4-2 e 4-3-3, semelhantes da equipe principal.
EDUCAÇÃO
O RC Lens conta com uma estrutura escolar que auxilia todos os jogadores da baseOs integrantes das equipes de competição estudam no centro educacional privado localizado dentro do CT La Gaillette. Os demais estudam em escolas localizadas fora do CT mas financiadas pelo clube.
O programa escolar para os jogadores é diferenciado e abrange outra metologia de ensino do que tem as escolas normais. Esse programa foi criado pelo RC Lens e é aprovado pelo Ministério da Educação da França.
1
Foto: Lens – Escola privada no CT
TRANSIÇÃO
O Lens conta com uma espécie de time B, chamada de Pós-Formação. Uma equipe formada por jogadores que saíram ou que ainda estão no processo formativo do clube masque já têm capacidade para um nível maior de competição. Essa transição é coordenada por membros da equipe profissional mas executada ainda pelas categorias de base.
groupeCFA_1516
Foto: Lens – Equipe Pós Formação
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima