Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, setembro 20, 2007

A inteligência que a todos nivela

Benê Lima
benecomentarista@yahoo.com.br


O capital intelectual como fator reabilitar das diferenças sociais e do preconceito, é o mais democrático dos instrumentos da democracia.

O futebol é um ambiente propício para aplacar as diferenças da estratificação social, congregando pessoas de diferentes classes sociais, cor, raça, credo religioso, filosofia e demais preferências, razão suficiente para não se distinguir ricos de pobres.

É nesse tipo de ambiência em que as pessoas são vistas sob a ótica de uma mais justa escala de valores, passando a valer também pelo que pensam e expressam, e não só pelo que possuem e seu conseqüente status.

A democratização dos meios de informação tem se constituído na maior contribuição já dada para diminuir o fosso entre o topo e a base da pirâmide social.

Historicamente, sabe-se que o mundo tem sido pensado, exponencialmente, pelas classes menos abastadas. Ou não eram os filósofos os ideólogos da burguesia? Poder-se-ia dizer, desse ponto de vista, que os pobres pensam o mundo, enquanto os ricos o usufruem.

Ao considerarmos as mudanças que vem ocorrendo no futebol, podemos considerá-lo um domínio novíssimo, onde as diferentes disciplinas a ele se incorporam. Esse estado de prospecção do saber nos coloca a todos numa condição de certo nivelamento, ponto de partida de uma corrida pelo conhecimento.

Os exemplos estão aí para quem deles quiser tirar lições, dando conta de que o capital financeiro é tão somente o agente possibilita dor das transformações oriundas do capital intelectual, este sim o verdadeiro agente transformador de múltipla ação. Ademais, é o capital intelectual a única fonte perene de auto-sustentabilidade dos nossos clubes. Sem contar que seus recursos são renováveis e, por isso, inesgotáveis.

Creio estar justificado que, segregar as pessoas desprovidas de patrimônio material constitui um gigantesco equívoco, além de representar uma atitude de inspiração fascista, e como tal reprovável sob todos os aspectos.

Demos graças pelos pobres inteligentes – que não são poucos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima