Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, setembro 20, 2007

O que é a coluna "Com Pé e Cabeça"

Benê Lima
benecomentarista@yahoo.com.br

A coluna (*)Com Pé e Cabeça é um produto apenas semi-acabado. Seu processo de elaboração será contínuo, expressando, através de uma relação de imanência entre ela e seu autor, um dos aspectos de sua filosofia de vida deste. Nela você encontra atributos como:

- Informação;
- Opinião;
- Profundidade em seus textos;
- Imparcialidade em suas abordagens.

Permita ‘antenar-se’ com os temas explícitos e expressamente ligados ao futebol, bem como com aqueles a ele subjacentes. Experimente se iniciar em temas permeados pela multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, ‘conditio sine qua non’ para compreender as complexidades do advento do profissionalismo desse macronegócio que é o futebol. Por isso, Com Pé e Cabeça é uma nova forma de ver e se relacionar com o futebol.

A coluna oferece a opção três em uma. Explico. Ela traz uma seção de Opinião, que é seu local de maior destaque, em que aos temas de relevância do futebol é dado um tratamento de maior didatismo. As abordagens são dotadas de conteúdo crítico e didático, em consonância com as disciplinas de que se vale o futebol, além de considerar a inter-relação entre elas (disciplinas) e o meio futebolístico. Isso exige alguma vivência e, acima de tudo, o investimento que fizemos em nossa formação.

A seção Efemérides é o espaço da coluna reservado para as atualidades que nem sempre se mantêm como realidades intemporais. O efêmero, o instantâneo, como o jogo de ontem, a partida de hoje, a análise de situações momentâneas e de atuações, têm lugar neste ponto da coluna.

Breves e Semibreves é o setor da coluna causador de maior polêmica, composto por um conteúdo que se caracteriza pela diversidade dos temas, pelo pluralismo das idéias, pela mescla de informação e opinião, todas temperadas pelo elogio sóbrio e pela crítica honesta. É evidente que não poderiam ficar de fora 'condimentos' como a ironia e o sarcasmo, nem, quando necessária, a benfazeja indignação.

Pode parecer uma atitude presunçosa de nossa parte, mas queremos que Com Pé e Cabeça simbolize para a maioria dos leitores uma viagem ao conhecimento; para os companheiros da crônica esportiva, o embrião de um novo paradigma conceitual da comunicação social, em que uma mais autêntica ética nos permita 'perseguir' a verdade, sem por isso sofrermos reprovação.


(*) A coluna Com Pé e Cabeça está disponível (as 16 mais recentes) no seguinte endereço:
http://www.artilheiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima