Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Os 500 clubes mais populares no facebook

O  ranking dos 500 clubes com mais fans no facebook. Surpreendente, muito mais do que os mais de 50 milhões de fans que o FC Barcelona alcançou recentemente o dado mais curioso é a quantidade de fans dos clubes europeus no Brasil. Muitos desses clubes já dispõem de web, facebook e twitter em português e já estão atuando consistentemente no mercado brasileiro.

O Barcelona possui mais da metade de fans no Brasil que o Corinthians, o mais popular no país. Também no top5 no Brasil aparece o Real Madrid, superando clubes com enorme torcida como Palmeiras, Vasco, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro etc. Não se pode afirmar que Barcelona e Real Madrid tem mais torcedores no Brasil que esses clubes, mas sim, é sintomática a diferença do trabalho digital que, não somente Real e Barça fazem, mas também Manchester United, Milan, Chelsea etc.

Basta ver o caso do Shakhtar, que está logo atrás do Bahia em fans brasileiros. Isso se deve objetivamente a preseça de jogadores brasileiros nesse clube. Simples. Mas a contrapartida não acontece. Quando se olha a lista de clubes brasileiros com mais fans no exterior um susto. Números mínimos. O Santos aparece na frente do campeão mundial de 2012, o Corinthians. Por quê? Simples a resposta: Neymar.

A marca de um clube se internacionaliza muito mais pelos jogadores que dispõe do que pelos títulos. O melhor exemplo foi o Real Madrid com Los Galácticos que não conquistaram nenhuma Champions League durante o período “Beckham, Zidane, Figo, Ronaldo”, mas conseguiram se projetar em mercados como o asiático contundentemente.

O que se percebe, que apesar de algumas tentativas como Ronaldo, Roberto Carlos, Adriano e Alexandre Pato pelo Corinthians, e também com a obtenção de títulos por parte do clube, o alvinegro ainda tem um longo caminho a percorrer no âmbito de branding internacional, mesmo sendo o 15.º clube mais popular no facebook, o Corinthians ainda está distante de clube não tão globais assim como Fenerbahçe e Galatasaray, que seriam os rivais a serem batidos.

A base de fans brasileiros (ou no Brasil) do Corinthians é de 92,7%, o que o constitui como um clube doméstico. Diferentemente, por exemplo do Boca Juniors, que tem 65% de sua base de fans na Argentina, sendo o mais internacional dos sulamericanos. O Santos, que é o mais internacional dos brasileiros dispõe de 71% de seus fans em âmbito doméstico.

Cabe a reflexão sobre o trabalho que se faz no Brasil de internacionalização das marcas dos clubes de futebol além do discurso já batido.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima