Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, abril 18, 2015

Ferroviária vence e retorna à elite após 19 anos

A Ferroviária está de volta à elite do futebol paulista. Neste sábado (18), a equipe venceu o Guaratinguetá por 1 a 0, fora de casa, pela antepenúltima rodada da Série A2.

Com o resultado, o time chegou a 40 pontos e não pode ser alcançado pelo quinto colocado. Os quatro primeiros após 19 rodadas garantem o acesso.

A Ferroviária disputou pela última vez a elite do futebol paulista em 1996.

O time, fundado em 1950, brilhou já na década seguinte, quando foi tricampeão do interior e revelou nomes como o volante Dudu, que integrou a célebre Academia do Palmeiras dos anos 1960.

Para chegar à situação atual, o clube precisou "ressurgir das cinzas". Endividado, virou empresa e abriga suas partidas em uma nova casa, a Arena da Fonte.

O moderno estádio substituiu o tradicional Fonte Luminosa, graças a um investimento feito pelo governo federal de R$ 27 milhões.

A obra foi viabilizada na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT), hoje ministro da Secretaria de Comunicação Social, que administrou a cidade de 2001 a 2008. Três dias antes da reabertura, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, visitou o estádio.

Leonardo Fermiano/Divulgação/Ferroviária

Lance do jogo entre Guaratinguetá e Ferroviária
Lance do jogo entre Guaratinguetá e Ferroviária

Reinaugurada em 22 de outubro de 2009 após um ano e quatro meses de obras, a arena recebeu 21.254 torcedores na vitória contra o Ituano, por 2 a 1. O local tem capacidade para 25 mil pessoas e já sediou jogos de clubes como Corinthians e Palmeiras.

A antiga Fonte Luminosa foi repassada à prefeitura como moeda de troca para a quitação de dívidas do clube.

Os quatro clubes rebaixados para a Série A2 foram Penapolense, Portuguesa, Bragantino e Marília. 

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima