Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, março 28, 2018

UM NOVO, MAS CRÍVEL FUTEBOL

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Foto: Divulgação
Por: Benê Lima

O jogo desta terça, 27/03/2018, entre Brasil e Alemanha serviu para mostrar a quem ainda não enxergava, que o Brasil é um time que adquiriu sua mais tática postura em sua história.

Além da técnica individual de seus jogadores que não é a maior de todas, mas que está entre as melhores, a organização coletiva da equipe de Tite é algo a ser destacado.

Tais qualidades precisam ser entendidas dentro de uma nova configuração e estratificação das forças do futebol no planeta, que mostra o Brasil como uma dessas forças, mas não mais como no passado.

A Alemanha foi o maior dentre os adversários da nossa Seleção até aqui, e as razões para isso devem ser compreendidas mais pela qualidade do futebol alemão, e menos por uma única Seleção Alemã.

Os alemães conseguiram de tal forma estabelecer um padrão técnico, tático e físico para seu jogo, que quase não faz diferença se eles atuam com o primeiro ou segundo time, dado a desenvoltura de seus jogadores, mais do que a de sua Seleção Principal.

Pudemos assistir no confronto entre brasileiros e alemães, o mais alto nível defensivo já visto entre duas seleções. A Alemanha resistiu à técnica dos jogadores de frente do Brasil, e este resistiu à extraordinária pressão do jogo ofensivo dos jogadores alemães, movidos especialmente pela fundamentação técnica e tática de seus meio-campistas e laterais.

Até mesmo as jogadas aéreas da Seleção Alemã, verdadeira bateria, foram contidas pela defesa brasileira, que teve na dupla Thiago Silva e Miranda seu ponto alto. Vale uma menção ao goleiro Alisson, que se tem mostrado cada vez mais técnico e maduro.

Para quem sabe apreciar, ver os jogadores Gabriel Jesus e Philippe Coutinho transformarem-se em "leões táticos" em prol da equipe é uma situação relevante para fazermos de nossa Seleção um verdadeiro time, em que a cooperação se sobrepõe a quaisquer veleidades.

Portanto,ninguém ganha uma Copa antecipadamente, mas sem dúvida a Seleção Brasileira é uma séria candidata à conquista de um Mundial em que não há um favorito destacado.
.
(Benê Lima, Cronista Esportivo, Rosacruz e Humanista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima