Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, outubro 24, 2009

A CÉZAR O QUE É DE CÉZAR... A FERRUCIO O QUE É DE FERRUCIO

Paulo Medeiros*

Como o prezado leitor deve estar começando a perceber nestes artigos quinzenais, que através da benevolência do meu amigo Benê Lima tenho tido a oportunidade de apresentar, a independência de minhas colocações, muitas vezes críticas veementes, prezam o respeito à verdade e aos fatos, o que não é uma qualidade, mas uma obrigação.

Não posso me furtar, então, de reconhecer as qualidades do Exmo. Secretário Estadual de Esportes do Ceará (SESPORTE), Sr. Ferrucio Petri, demonstradas durante e após reunião realizada com representantes de ligas do futebol amador da região metropolitana de Fortaleza no início deste mês (outubro/2009), que tive a oportunidade de participar como convidado desses representantes de ligas, e em caráter voluntário.

A começar pela própria iniciativa do Secretário de provocar esta reunião de maneira inusitada: quando questionado em audiência pública na Assembléia Legislativa sobre as dificuldades destes representantes no acesso à instituição por ele comandada, o Secretário respondeu que desconhecia este fato, quando então foi solicitado a autorizar o agendamento de uma reunião “o mais breve possível”. De pronto o Secretário indagou: ”o mais breve possível não, vamos nos reunir amanhã 8hs da manhã”, o que de fato aconteceu.

Como convidado das ligas, confesso que senti certo constrangimento durante a reunião ao perceber o esforço do Exmo. Secretário em tornar esta reunião produtiva em relação aos pleitos das ligas, porém nada lhe era apresentando de forma concreta e objetiva. Além de retóricas do tipo “antes a gente tinha isso e aquilo, e agora não temos mais”, o que se viu claramente é a desunião destas ligas, que começa na disputa pela sua representatividade entre as instituições Sindicato das Ligas e Federação das Ligas, e a falta de um projeto efetivo para estes pleitos. Detalhe lamentável: isto tudo em pleno andamento de uma reunião executiva com o Secretário de Esportes do Estado do Ceará.

Ao final da reunião, aproveitando a oportunidade, relatei resumidamente ao Secretário o perfil básico do projeto de inclusão social Meninas da Bola que está sendo elaborado, com nossa colaboração, pela Liga Cearense de Futebol Feminino, e que contempla objetivos para favorecer estas crianças como redução da prostituição infantil, da violência doméstica e urbana, do ingresso na criminalidade e da evasão escolar. Imediatamente o Sr. Ferrucio determinou à sua assessoria que agendasse reunião para conhecer os detalhes deste projeto e incluir a SESPORTE na sua implantação.

Portanto, como na Roma antiga, a Ferrucio o que é de Ferrucio. Não posso deixar de reconhecer o mérito do Exmo. Sr. Secretário Ferrucio Petri em atuar com dinamismo e objetividade à frente da SESPORTE, e sugerir a alguns dirigentes que sejam mais organizados em seus pleitos junto a esta instituição.

Ficou evidente o desapego do Exmo. Secretário a favorecimentos e ingerências políticas, e mais evidente ainda o encaminhamento social que tem destinado às prioridades da entidade sob seu comando.

*apaixonado por esportes e PhD em economia

2 comentários:

  1. Muito oportuno e justo. Atirar pedra é muito fácil, reconhecer qualidades é uma virtude.
    Celina Junqueira
    Bonsucesso

    ResponderExcluir
  2. Grato por sua participação, cara Celina.
    É por aí mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima