Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, janeiro 03, 2009

A IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO DO TORCEDOR

Torcidas garantem estrutura de Náutico e Sport

Grupos de torcedores são utilizados para a realização de melhorias e de manutenção da infra-estrutura dos clubes

Equipe Cidade do Futebol

É sabido que a situação financeira dos clubes de futebol brasileiros não é das melhores. Por isso, para manter estruturas respeitáveis para os seus atletas, algumas dessas agremiações utilizam-se da paixão da torcida. Exemplos disso são o Náutico e o Sport.


O Centro de Treinamento (CT) Wilson Campos, na Guabiraba, é o orgulho da torcida do Náutico. Equipado com cozinha industrial, sala de musculação e estacionamento para os atletas, tem ainda o campo profissional com capacidade para receber a imprensa. Toda essa estrutura é mantida com a ajuda da torcida. O conselho deliberativo do clube repassa R$25 mil por mês para o CT. O restante da verba vem de doações arrecadadas por torcedores.

“Nesse último ano foi feito um esforço porque só tinha funcionando um campo profissional e um outro de forma precária, onde treinavam os juniores”, contou Glauber Cabral de Vasconcelos Júnior, membro do grupo de torcedores que apóia o CT. Em 2009, outros quatro campos oficiais e mais dois menores serão construídos.

Uma das idéias do Náutico é, em um ou dois anos, revelar atletas nas categorias de base do clube. Para isso, até o final de 2009, o objetivo é que estejam construídos quatro campos profissionais.

No caso do Sport, a participação dos torcedores é feita por um grupo de cinco membros chamado “Sport Monumental”. Desde fevereiro de 2008, eles realizam melhorias na Ilha do Retiro, estádio do clube, arrecadando verbas por meio da venda de camisas, chaveiros e da realização de eventos.

“Quando o Sport estava jogando fora do estado, no campeonato brasileiro, nós colocávamos um telão na sede do clube e cobrávamos R$5,00, valor simbólico", comentou Ney Castelo Branco, membro do grupo.


Com a arrecadação, eles conseguiram renovar a fachada do estádio da Ilha do Retiro e colocar cerâmica vermelha e preta em quase toda a área externa. O clube está completando o trabalho. O grupo também colaborou com a construção do mastro, que está sendo recuperado e deve ser reinaugurado no próximo dia 6.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima