Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Renovação? Será?


Belluzzo pode provocar mudanças no futebol do país

A eleição do economista Luiz Gonzaga Belluzo à presidência do Palmeiras, além de ser uma “luz no fim do túnel” para os destinos do Palmeiras, também pode significar o início de mudanças no futebol brasileiro. Digo “início” porque dois anos de mandato não é um prazo que permita cumprir desafios de longa duração.

Belluzzo, que foi (ou está sendo) cogitado para assumir um cargo no Banco Central, diga-se de passagem, tem no exercício da presidência palmeirense a possibilidade de colocar mais seriedade e novas idéias para o Clube dos 13, apesar de sabermos as dificuldades que enfrentará. No entanto, o novo mandatário alviverde já recebeu um apoio de peso, do são-paulino Juvenal Juvêncio.

Sabemos que a política esportiva do país é complicada e carrega interesses diversos, de pessoas que não querem mudar praticamente nada do que já está estabelecido, seja no que diz respeito à organização do esporte mais popular desta nação pentacampeã (apesar de tudo), ou mesmo nas questões relativas aos direitos de transmissão e marketing, de forma geral.

O discurso surrado de muita gente “de que o Brasil é um país pobre e por isso o futebol é assim” é uma falácia que não tem tamanho. Apesar das absurdas disparidades sociais que qualquer um sabe que existem em nossa terra, o PIB – Produto Interno Bruto nacional está entre os 10 maiores do planeta.

O futebol pode ser um produto altamente atraente se for tratado como um grande negócio da indústria do entretenimento. Temos inúmeros exemplos. Por outro lado, precisamos contar com investidores respeitados e, em contrapartida, darmos garantias de que eles poderão ter retorno.
Porém, qualquer empresa séria só entra em um negócio se os parceiros tiverem credibilidade e isto o professor Luiz Gonzaga Belluzzo tem de sobra, daí a importância de sua escolha para comandar o Palmeiras.
.
.
Fonte: Antonio Afif/CF
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima