Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, abril 20, 2009

COM PÉ E CABEÇA - ANO IV - Nº148

“Estudo de forma multidisciplinar; ajo de modo interdisciplinar e penso pela ótica transdisciplinar.” (Benê Lima)


Opinião
NEM MIRANDINHA IMPEDIU A CONQUISTA

Apesar dos erros e do discurso pontuado pela arrogância, o técnico Mirandinha ajuda o Fortaleza a ganhar o segundo turno.

Poucas vezes se viu tamanha margem de erros cometidos por um treinador tido como ganhador.

A pouca comemoração da torcida tricolor revela o nível de sua frustração em face dos sucessivos equívocos cometidos pelo técnico Mirandinha. Ecoaram pelo Castelão com maior ressonância os gritos de ‘burro’, do que o grito de ‘é campeão’.

Não me recordo de ter visto uma decisão de turno tão insossa quanto essa. E as desculpas sequer são renovadas. Enquanto isso, o Fortaleza virou um time de meio-jogo, meia-partida apenas.

E tudo é passível de justificativa convincente, ao menos da ótica dos advogados do diabo. Tentou-se explicar a ausência do torcedor tricolor pelo grande número de jogos, colocando-o – parece-me – como o maior poupador entre todos os torcedores. Ele não comparece e poupa. Ou então podemos compará-lo ao ‘lombardi’, que existe mas ninguém o vê.

O pior foi ouvir o Mirandinha dizer que “burro é o torcedor, que não entende nada”. Ele entende sim, 'seu' Miranda. As capacidades que o torcedor não as tem, meu caro Mirandinha, é a de adivinhar e a de detectar mentiras. Mas nós também não as temos, por isso somos vítimas.

No exemplo do atleta Luis Carlos, o torcedor não contava que a comissão técnica do clube colocasse no banco de suplentes um atleta que não tivesse condição de ir para o jogo. Foi notória a irritação do atleta.

De outra parte, Rodrigo Mendes foi exposto ao escárnio do torcedor leonino, tudo porque foi mantido em campo sem mais reunir condição para tal. E já pensaram se a partida tivesse ido para a prorrogação? O que seria do time e do atleta? O Fortaleza foi salvo pelo gongo, em um jogo que se mostrava um ‘pão-de-queijo’.

Precisa falar das opções passadas e das presentes? Ou vale a pena lembrar Jô, Igor, Bismarck de lateral, Gilmak como o coringa que não é? E a substituição de Bambam por Sidney: foi técnica, tática ou mística? Sem contar que Bambam acabara de fazer uma belíssima jogada, em que pareceu ter sofrido falta máxima.

Se é difícil a vida de treinador com ele se ajudando, imagina quando ele cria embaraços para si mesmo.

Mas uma coisa eu digo: se existir essa história de estrela, esse Mirandinha tem uma enorme.

Mas quando Mirandinha conseguir ter abalada sua convicção de que os erros não lhe pertencem, aí, quem sabe, ele estará pronto para errar menos.

Aliás, Mirandinha conquistou o direito de acertar mais para poder ganhar o campeonato em cima do maior rival tricolor. Porém, vale lembrar, a ‘família Teodoro’ não é a ‘família Torquato’.

Se ganhar o campeonato sobre Zé Teodoro e seus pupilos, Mirandinha terá concluído o ensino fundamental, habilitando-se, pois, ao pré-vestibular.

Prestemos atenção!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima