Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, abril 11, 2009

Há vitórias em que os erros abundam, há derrotas em que excedem os acertos


Os acertos de pouca monta têm sido a regra na passagem de Mirandinha, no comando técnico do time do Fortaleza. Até aí tudo normal, não poderia mesmo ser diferente. No entanto, creio que pouco representa fazer o óbvio. O técnico tricolor teria mesmo que pontuar no varejo, mas também se sair airosamente nos quesitos de maior relevância.


Ao assistirmos a vitória do Tricolor do Pici diante do Boa Viagem no jogo de “ida” das semifinais, verificamos que a grande contribuição para ela veio do banco de suplentes. Em razão disto, vemo-nos no direito de questionarmos, senão a titularidade de alguns jogadores, ao menos as suas produções. E os casos de Rodrigo Mendes, de Claisson e de Bambam são emblemáticos.


De outra parte, é difícil aceitarmos a escalação de Gilmak na lateral-direita, embora, com extrema boa-vontade, possamos considerar o fato hipotético de Mirandinha tê-lo tentado transformar em um ‘híbrido’ de lateral e zagueiro. Porém, Gilmak acabou não sendo nem uma coisa nem outra.


O que presenciamos foi que a zona de maior fragilidade defensiva do Tricolor esteve no setor central, e nos sub-setores central à direita e central à esquerda, onde atuam os dois zagueiros tradicionais e os dois volantes. Portanto, era ali que Gilmak poderia ter acrescentado algo. Esta explicação, contudo, não significa nossa concordância com a escala de três zagueiros naquelas circunstâncias. Não, não concordaríamos.


A linha de três zagueiros não é a ideal para enfrentar um ataque de Paloma e Nilsinho. Trata-se de um desperdício, além de configurar um grave erro estratégico de posicionamento.


Abrir mão do lateral, sobretudo nas condições daquela partida, significou diminuir a amplitude da jogada ofensiva pelo lado direito. Por isso, a nosso juízo, Nerylon teria sido a opção mais simples e lógica.


Outro aspecto que vale ressaltar é que, quando não se utiliza duas linhas de quatro, pode-se criar um sub-sistema tático a partir de configurações próximas de um 1-2-2-2-2-2, ou ainda, de um 1-3-1-2-2-2.


(...)

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima