Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 29, 2012

Fifa testará ‘olho de falcão’ em amistoso. Será que agora vai?

Proposta é voltada, também, a modelos e outros profissionais que podem encontrar dificuldades em território estrangeiro

Equipe Universidade do Futebol / Eduardo Fantato

Olá, amigos!

Embora seja um tema recorrente em nossas discussões, é importante salientar os passos e rumos que estão dando sequência à entrada – ou, pelo menos, iminente entrada – da tecnologia como ferramenta de auxílio à arbitragem no futebol.

A Fifa anunciou que a tecnologia de câmeras para verificar se a bola ultrapassou a linha do gol, denominada de HawkEye (Olho de Falcão, em tradução livre), será utilizada num amistoso no estádio de Wembley entre Inglaterra e Bélgica no próximo dia 2 de junho. Tal tecnologia já foi testada na própria Inglaterra em um jogo de uma divisão inferior.

A entidade ainda realizou nesta semana testes na liga da Dinamarca, com outra tecnologia, através de um chip na bola, denominada GoalRef.

Nela, o relógio do arbitro indica se a bola ultrapassou a linha de gol ou não, combinada com uma estrutura nas traves e um chip na bola.

São testes que estão sendo preparados desde o ano passado, quando foi feita a abertura de um edital para empresas desenvolverem tecnologias que pudessem acrescentar.

Esses testes ainda não estão sendo realizados com interferência direta no jogo, isto é, os efeitos e informações obtidos pelo uso dos recursos estão apenas em observação.

Já é um avanço, e todos nós esperamos que isso se transforme em boa notícia no congresso da entidade que acontecerá em julho e no qual se espera o anuncio da adoção de recursos como ferramentas auxiliares à arbitragem

Será que agora vai? Torçamos!

 

GoalRef

Tags: Tecnologia, Fifa, negócios, investimento, indústria do futebol, gestão de futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima