Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, maio 20, 2012

Marcos Medina, diretor de comunicação do Ceará Sporting Club

Especialista em gerência de rede e telecomunicações fala do trabalho com a mídia e ações de marketing
Bruno Camarão

Paulo César Gusmão, ou simplesmente PC, ficou no coração de grande parte da torcida do Ceará por ter sido o comandante do grupo que ascendeu o clube nordestino à elite do futebol nacional depois de um período de 16 anos disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2012, o treinador voltou à capital cearense, onde já triunfou no Estadual. Agora, na “velha casa”, pretende construir mais um capítulo de sucesso. Dentro e fora de campo.

PC aparece na capa da sétima edição da “1914”, revista oficial alvinegra, destinada aos sócio-torcedores. Na VozãoTV, canal da agremiação no Youtube, ele transmite ao lado do goleiro Fernando Henrique, um dos ídolos atuais, uma mensagem de confiança. O foco: a Série B, que tem início nesta sexta-feira.

Seja de uma ação, como de outra, o planejamento estratégico e a execução têm o suporte de Marcos Medina, diretor de comunicação do Ceará. Formado em Administração e pós-graduado em Gerência de Rede e Telecomunicações, é ele, ao lado de dois outros profissionais, que comanda o departamento.

“O clube está ciente da motivação por parte da torcida com a chegada do treinador e o objetivo de todos nós é mobilizar cada vez mais ações que nos deixem mais próximos dos torcedores, fortalecendo nossa marca”, explica Medina.

Ele está no ambiente do futebol desde 2004, quando auxiliou na criação do sócio-torcedor administrado pelo Projeto Ceará 2000, movimento que tinha como objetivo potencializar a estrutura física existente em Porangussu, local da sede.

A captação de recursos para melhoria do patrimônio do Ceará foi uma das principais metas do projeto, com a realização de sorteios, bingos, rifas, etc. – melhorias em iluminação, pintura, gramado, alambrados e vestiários foram alguns dos pontos.

Apesar de estar em patamar mais desenvolvido, o clube ainda não conta, por exemplo, com um departamento de marketing. Como explica Medina, as ações são planejadas juntamente com o departamento social e a comunicação do clube, que organizam coletivamente todos os eventos relacionados.

“Enquanto o Social se dedica às atrações e promoções para o torcedor, a Comunicação assume a função de divulgar o evento, utilizando sempre as redes sociais e os órgãos de imprensa”, comenta.

Nesta entrevista concedida à Universidade do Futebol, Medina fala ainda sobre sua participação no maior evento de mídias sociais do Nordeste e qual é o manual de conduta que atletas e dirigentes recebem para se expressar em órgão de imprensa e redes de relacionamento.


Torcedor assumido do Ceará, o humorista Tom Cavalcante é uma das estrelas da campanha "Sou Mais"

 

Universidade do Futebol – Qual é a sua formação acadêmica e como se deu seu ingresso no ambiente profissional do futebol?

Marcos Medina – Sou formado em Administração no Instituto de Ensino Superior do Estado do Ceará (2004) e pós-graduado em Gerência de Rede e Telecomunicações, na Faculdade Evolução (2006).

Entrei no futebol profissional por intermédio da internet, em 2004, quando ajudei o Projeto Ceará 2000 na criação do programa de sócio-torcedor do clube – fiz gratuitamente o site para adesão dos torcedores alvinegros.

O Projeto Ceará 2000 atua cuidando do patrimônio da agremiação e administra o Centro Cultural, uma espécie de memorial com troféus e registros de conquistas do Ceará.

 

Entenda mais sobre o Projeto Ceará 2000

 

Universidade do Futebol – Você é o atual diretor de comunicação do Ceará. Fale um pouco sobre suas funções e o cotidiano de trabalho no clube.

Marcos Medina – A comunicação é um campo muito vasto e nós sempre temos que estar “antenados” em relação ao que está sendo divulgado. Fico monitorando e avaliando tudo o que é informado nos veículos, levando o nome do Ceará Sporting Club.

Prezamos sempre pela boa imagem do clube e trabalhamos pensando neste aspecto.

Além de coordenar a divulgação de projetos/eventos do clube, sou responsável pela distribuição de pautas diárias, que credenciam cada vez mais o site oficial do clube como um dos mais bem atualizados da região Nordeste.

Além disso, promoções e sorteios através das nossas redes sociais também passam pela minha coordenação.


Por intermédio do site oficial, em especial, o Ceará convoca sua torcida para participar dos sorteios da Timemania e do É Gol

 

Universidade do Futebol – Quantas pessoas estão envolvidas no departamento?

Marcos Medina – Trabalhamos em três profissionais: um assessor de imprensa, um fotógrafo e eu.

Universidade do Futebol – Como se dá a integração entre as ações desenvolvidas pela sua equipe e a diretoria, bem como o departamento de marketing alvinegro?

Marcos Medina – O Ceará ainda não tem um departamento de marketing; então, as ações são planejadas juntamente com o departamento social e a comunicação do clube, que juntos organizam todos os eventos relacionados.

Enquanto o Social se dedica às atrações e promoções para o torcedor, a Comunicação assume a função de divulgar o evento, utilizando sempre as redes sociais e os órgãos de imprensa.


Carreata da Vitória, após o título cearense conquistado sobre o rival Fortaleza: mais uma ação organizada pelo departamento de comunicação do clube

 

Universidade do Futebol – O Ceará passou a controlar diretamente o seu programa de sócio-torcedor. Que mudanças práticas ocorreram com o fim da parceria com a empresa Stadia?

Marcos Medina – A principal mudança foi a redução de custos para manter o programa e uma integração e participação maiores dos departamentos.

 

Ceará assume sócio-torcedor e desloca diretor

 

Universidade do Futebol – A VozãoTV, na internet, vem apresentando novos vídeos, mais bem produzidos, relacionando ídolos atuais do Ceará ao conceito “Alvinegro não foge à luta”. Poderia explicar um pouco mais sobre esse planejamento estratégico?

Marcos Medina – Todos os vídeos são produzidos pelo departamento de comunicação, e sempre procuramos passar uma mensagem positiva e de incentivo para o torcedor alvinegro.

A intenção na produção de vídeos é também sempre levar ao torcedor motivação para os jogos e conhecimento pessoal de alguns atletas, já que também produzimos vídeos individuais, no campo de entrevistas.



 

Universidade do Futebol – O Paulo César Gusmão, treinador que comandou a equipe no acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2009, voltou ao Ceará com uma receptividade muito positiva por boa parte da torcida. O clube já traça algumas ações ligadas à comunicação e ao marketing com a participação dele?

Marcos Medina – Sim, estamos preparando uma campanha publicitária na TV que terá a participação de dois atletas e o PC Gusmão.

O clube está ciente da motivação por parte da torcida com a chegada do treinador e o objetivo de todos nós é mobilizar cada vez mais ações que nos deixem mais próximos dos torcedores, fortalecendo nossa marca.



 

Universidade do Futebol – Qual é a grande diferença em se realizar um projeto de comunicação quando o clube está na elite nacional e encara as maiores forças para o atual momento, em que novamente disputará a Série B? Digo em aspectos de fluxo de trabalho, projeção, procura por órgãos de imprensa, pressão, etc.

Marcos Medina – Não vejo muita diferença. A Série B está cada vez mais valorizada e é uma competição de alto nível.

Nos últimos anos, outros grandes clubes jogaram na Série B e isso trouxe à competição mais notabilidade e credibilidade.
 

Ceará inicia campanha por marca de centenário 

 

Universidade do Futebol – Em dezembro de 2010, ainda sem anúncios, o Ceará lançou a sua revista oficial – a “1914” –, com uma periodicidade bimestral. Como você avalia esse produto, que tipo de retorno tem recebido dos fãs alvinegros e quais são os próximos passos?

Marcos Medina – A Revista 1914 é mais uma forma de levar a informação oficial até o torcedor alvinegro.

Em seu primeiro ano, foi entregue gratuitamente para os torcedores oficiais. Em 2012, esperamos consolidar este produto com um grande número de assinantes.

Possuímos cerca de 1.000 assinantes, mas este número cresce constantemente, cerca de 10% a cada mês.


Ídolos do passado, jogadores em atividade, celebridades e, agora, o treinador PC Gusmão: revista "1914" é um material de boa qualidade divulgado aos sócio-torcedores

 

Universidade do Futebol – Em representação ao Ceará, você participou do Desencontro 2012, maior evento de mídias sociais do Nordeste. Como foi essa experiência e quais as reflexões levantadas a partir dela?

Marcos Medina – Participar do “Desencontro” foi formidável, uma oportunidade única. Lá, passei um pouco da experiência que obtive no “mundo do futebol”, principalmente sobre o relacionamento do torcedor com o clube.

O crescimento das redes sociais e a utilização dessas novas mídias pelo Ceará Sporting Club são fatores que amplificam o contato direto com o público.


Entenda o que foi o Desencontro 2012
 

Universidade do Futebol – O Ceará tem uma conta oficial no Twitter. Muitos de seus jogadores e dirigentes, também. Há uma espécie de “manual de conduta” promovido pelo Departamento de Comunicação, em consonância com a comissão técnica e a cúpula do clube?

Marcos Medina – Sabendo da força que as redes sociais têm hoje, atletas ou novos funcionários chegam ao clube e recebem uma cartilha, orientando-os sobre este assunto.

Basicamente ela trata da maneira de se expressar nas redes de relacionamento. Contudo, as informações divulgadas nos perfis pessoais de cada um deles são de responsabilidade e de autoria dos mesmos.

Esta cartilha informa algumas regras apontadas pelo clube. Na parte destinada ao departamento de comunicação, solicitamos o cumprimento das seguintes regras:

- Faltas em entrevistas coletivas (em dias de treinos ou jogos);

- Entrevistas acontecerão apenas quando o entrevistado estiver caracterizado com uniforme/material do clube;

- A utilização de bonés se limita aos materiais oficiais do clube;

- Caso o dirigente/atleta/funcionário tenha assessoria pessoal, é de grande importância que as duas partes estejam sempre em contato e nenhuma entrevista será marcada sem o consentimento do clube.




O jovem Romário e o experiente João Marcos são exemplos de jogadores do atual elenco do Ceará que costumam interagir com a torcida alvinegra nas redes sociais

 

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