Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 15, 2012

O futebol cearense se encaminha para o fundo do poço

José Renato Santiago*

É verdade que, historicamente, foram poucos os momentos em que o futebol cearense teve grande destaque nacional.

As duas maiores equipes do estado, Fortaleza e Ceará, já chegaram a ser vice-campeãs da Taça Brasil e Copa do Brasil.

Sim, exceções, que fundamentam qualquer regra, no entanto fazia muito tempo que o futebol alencarino não vivia um momento tão ruim tanto dentro como fora de campo.

O ano de 2011 tinha acabado com três rebaixamentos nos campeonatos nacionais, dois que foram efetivados em campo e outro evitado de forma torpe.

Na Série A, o Ceará caiu para a Série B, após “conseguir” o feito de vencer apenas uma partida em casa durante todo o returno.

Na Série B, o Icasa de Juazeiro do Norte passou quase todo o campeonato na zona de rebaixamento, de onde não saiu ao final da competição.

Na Série C, talvez o fato mais vergonhoso de todos, o tradicional Fortaleza só não foi rebaixado devido a ridícula sequência de fatos duvidosos nos minutos finais da partida frente ao CRB. Um papelão!!!

Nada poderia ser pior para 2012, no entanto, novamente o papelão técnico e moral continua sendo a mote do futebol cearense.

Primeiro fato lamentável envolveu outra tradicionalíssima equipe, o Ferroviário que foi rebaixado de forma inédita e preventivamente resgatado por “irregularidades” envolvendo jogadores do caçula Crateús.

As vésperas da partida final do campeonato, o Clássico Rei, entre Fortaleza e Ceará, surgiram denúncias envolvendo um suposto acerto em partida entre o Alvinegro e o São Caetano pela Série B de 2009.

Mas, ainda havia mais por vir…

Ao final da partida que deu o bicampeonato ao Ceará, os dirigentes alvinegros proibiram seus jogadores de irem levantar o troféu de campeão, sob a alegação que a Federação Cearense de Futebol tinha arranjado o título para o rival.

Muito embora na final, o Fortaleza tenha tido um jogador expulso, e o Ceará tenha marcado o gol do título através de um pênalti, corretamente marcado.

Mesmos motivos utilizados pelos dirigentes do Leão do Pici a também não irem receber o troféu de vice-campeão estadual.

Enquanto os clubes cearenses tentam se acabar, os altos dirigentes e governantes de meu querido estado natal só têm olhos para a Copa do Mundo e dos benefícios que terão com ela.

Como diria o pernambucano mais cearense de todos, Luiz Gonzaga: “…Mas doutô uma esmola a um homem qui é são, Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão…”

*José Renato Santiago é doutor e mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pode ser contatado pelo email jrsantiago@jrsantiago.com.br.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima