Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, maio 21, 2012

Brasileiro de 2012 inicia com Ibope menor que 2011

RODRIGO CAPELO
Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP
Partida inaugural de 2012 teve ainda menos audiência que a de 2011
 

O Campeonato Brasileiro de 2012 começou no último domingo, com a ida do São Paulo ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo. Os paulistas acabaram goleados por 4 a 2, após o argentino Herrera marcar três gols, e voltaram para casa como penúltimos da competição. E na audiência, novo revés, dessa vez para a Globo. A edição deste ano começou ainda mais baixa no Ibope do que a de 2011.

 

Com a goleada botafoguense sobre os são-paulinos, transmitida a partir das 16h de domingo, a emissora carioca obteve 17 pontos de audiência, enquanto a Bandeirantes levou quatro pontos. Quando somados os desempenhos de ambos os canais, a partida inaugural do Brasileiro de 2012 teve share de 42% em relação aquele horário, isto é, quatro televisões entre dez sintonizadas nessa programação.

 

A estreia do torneio em 2011 tampouco foi animadora, em função de ser uma fase bastante preliminar, mas a vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Grêmio havia registrado 18 pontos na Globo, sete na Band e participação de 48% entre todas as televisões ligadas. Apenas para contextualizar, o último jogo, no qual o Corinthians foi campeão, deu 29 pontos na Globo, 12 na Band e share acumulado de 70%.

 

Os 17 pontos indicados pelo Ibope no último domingo são baixos até para o patamar frequentado pelo São Paulo, quando desconsideradas comparações com rivais. Em 2011, o pior resultado havia sido obtido em duas ocasiões, quando venceu o Ceará no início do campeonato e quando empatou com o Vasco: 18 pontos. A melhor média são-paulina nesse indicador foram 22 pontos em clássico com o Santos.

 

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima