Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 28, 2013

Futebol Feminino: Liga Cearense encaminha solicitação de dotação para a modalidade

Perspectiva para o futebol feminino em 2014 pode ser um pouco melhor
 
Se depender do esforço da Liga Cearense de Futebol Feminino (LCFF), 2014, ano da Copa do Mundo, poderá ser o marco de uma melhor condição para a modalidade no estado do Ceará. A fundamentação para isso é a cooperação parlamentar que a direção da LCFF, por intermédio de seu presidente, está tentando através da assessoria da Deputada Patrícia Saboya, que a partir do início deste ano aceitou e assumiu a condição honorífica de madrinha do futebol feminino. A parlamentar deu nome ao troféu do Campeonato Cearense deste ano [2013] e foi também a responsável pela abertura oficial da competição no Anexo da Assembleia Legislativa, com direito a coquetel e à presença de alguns parlamentares identificados também com a causa do esporte, tais como os vereadores Evaldo Lima e Iraguassú Teixeira.
                              
“A chancela da Federação [FCF], promotora da principal competição oficial do futebol feminino em nosso Estado, mais a parceria da Liga [LCFF], confere ao nosso projeto a credibilidade necessária para fazermos a reivindicação de uma emenda parlamentar que possa contemplar de algum modo à modalidade, e creio estar mais que justificada nossa iniciativa, que conta com o apoio do presidente [da FCF] Mauro Carmélio”, assegura Benê Lima, presidente da LCFF.
 
Depois de representar a LCFF e a FCF em eventos que tratam da discussão de políticas públicas como ferramenta de inclusão social, a LCFF tem transferido à FCF uma nova visão, olhar esse que perpassa o viés dos temas sociais marcados pela transversalidade, bem como a ter maior acuidade no trato do esporte como verdadeira ferramenta de inclusão social. Neste sentido, até mesmo a emancipação da mulher tem estado na pauta desses eventos, como condição libertadora para suas escolhas, entre elas o direito à prática do futebol. A experiência de diversas empresas do terceiro setor, como a Street Football World, tem se prestado ao crescimento dessas experiências. O recente Fórum Intermunicipal “Futebol para o Desenvolvimento – construindo um legado social com a juventude”, do qual participaram representantes governamentais das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, representou mais um marco inestimável dessa interrelação entre iniciativa privada, terceiro setor e poder público.
 
Portanto, as precondições para a construção gradativa de um novo tempo para o esporte estão sendo pouco a pouco criadas, mas é imprescindível a participação e a cooperação  de todos. Essa é mais uma questão que envolve o mais pleno exercício de cidadania. Ademais, a troca de experiências se tem mostrado como o mais eficiente processo didático para um maior alcance social.

Benê Lima
E-mail: benecomentarista@gmail.com
Twitter: twitter.com/BeneLima1
Facebook: facebook.com/benelima
Blog: blogdobenelima.blogspot.com
Twitter: twitter.com/CiadoEsporte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima