Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, dezembro 04, 2013

A presença digital das marcas no futebol brasileiro em 2013

Por 

 

As marcas que dominam o futebol brasileiro

Patrocinadores-Futebol-Brasileiro-2013

O facebook se consolidou como grande ferramenta de relacionamento entre clubes, marcas e torcedores. A partir da base de fans de cada clube no facebook, pode ser calculado um market share social dos patrocinadores e fornecedores do futebol brasileiro. Os números refletem o potencial penetração das marcas nas redes sociais, através dos clubes que elas patrocinam. Se as plataformas digitais são bem utilizadas ou não, já é outra análise.

Fornecedores

Fornecedores-Facebook-Share-2013

Patrocinadores

Patrocinadores-Facebook-Share-2013

Muito além de mensurar somente o número de clubes patrocinados pela marca A ou B, com esse levantamento, pode ser visto o tamanho de ocupação no mercado brasileiro de futebol. Levou-se em consideração os clubes da Série A, e os principais e mais populares das Séries B, C e D:

Brasileirão Facebook Market Share 2013

Clube Mil Fans Fornecedor Share Clube Mil Fans Patrocinador Share
Atlético PR 125 Umbro 0.80% Grêmio 289 Banrisul 1.56%
Remo 23 Internacional 426
Grêmio 289 Topper 1.56% Cruzeiro 887 BMG 7.31%
Atlético GO 16 Super Bolla 0.09% Atlético MG 458
Botafogo 453 Puma 2.66% América MG 9
Goiás 16 Coritiba 71 Caixa 49.38%
Paysandu 23 Corinthians 4135
Ponte Preta 42 Pulse 0.23% Atlético PR 125
Vasco da Gama 1204 Penalty 19.74% Vasco da Gama 1204
Figueirense 46 Flamengo 3496
Vitoria 109 Figueirense 46
Náutico 33 Avaí 36
São Paulo 2104 Atlético GO 16
Santa Cruz 18 ASA 14
Ceará 141 Criciúma 32 Dotz 0.17%
Cruzeiro 887 Olympikus 4.79% Botafogo 453 Guaraviton 2.45%
Internacional 426 Nike 35.24% Ponte Preta 42 Hitachi 0.23%
Coritiba 71 Portuguesa 16 Irwin 0.09%
Corinthians 4135 Paraná 22 Madero 0.12%
Bahia 267 Vitoria 109 OAS 2.03%
Santos 1625 Bahia 267
Atlético MG 458 Lupo 2.57% Náutico 33 Philco 0.18%
América MG 9 São Paulo 2104 STI 11.36%
Portuguesa 16 Fluminense 574 Unimed 3.10%
Sport Recife 195 Lotto 1.05% Goiás 16 Nenhum 19.62%
Criciúma 32 Kanxa 0.29% Santos 1625
Paraná 22 Palmeiras 1521
Flamengo 3496 Adidas 30.20% Sport Recife 195
Fluminense 574 Joiville 24
Palmeiras 1521 Ceará 141
Avaí 36 Nenhum 0.75% América RN 38
ASA 14 ABC 27
Joiville 24 Paysandu 23
América RN 38 Remo 23
ABC 27 Santa Cruz 18
Total 18515 100% Total 18515 100%

A tabela acima mostra o domínio de Nike e Caixa. Entre os fornecedores, a Nike tem 32,24% com 5 clubes, em seguida aparece a Adidas com 30,2% e três clubes. A Penalty ficou em terceiro com 19,74% e sete clubes. Já os patrocinadores másters de camisa tem a Caixa como líder com quase metade de participação no mercado. O banco estatal tem 49,38% e patrocina nove clubes. Uma grande parcela do mercado não é patrocinada por nenhuma marca. Onze clubes populares não apresentaram nenhum patrocinador máster, totalizando 19,62% ocioso. A STI, que patrocina apenas o São Paulo, aparece em segundo lugar, com 11,3%. Já o banco BMG que estampa a sua marca nos três clubes mais populares de Minas Gerais, detém 7,31% do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima