Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, dezembro 26, 2013

O futebol, alegria do povo, já não é mais popular

A prática de arrendamento de estádios municipais está provocando o aumento dos ingressos e regras de comportamento do torcedor

Roberto Amado*

O futebol no Rio de Janeiro nunca mais será o mesmo — e o modelo pode predominar no resto do país. De carona no "padrão Fifa de qualidade", o Maracanã, o único estádio do Estado capaz de abrigar grandes públicos, foi reformado, arrendado e agora está subjugado a novas regras de negócio e comportamento. A elitização é inevitável.

Depois da reforma para a Copa do Mundo, em que foram gastos mais de 1 bilhão de reais, o Maracanã foi arrendado pelo consórcio Complexo Maracanã Entretenimento S.A, formado pela Odebrecht, IMX e AEG, por 35 anos. Durante esse prazo o consórcio terá que pagar 5,5 milhões de reais por ano e investir 594 milhões em obras no entorno — e pretende faturar, líquido, mais de 1 bilhão.

Mas tem direito a estabelecer as regras de uso. Assim, o consórcio acaba de fechar um negócio com o Fluminense, que deverá mandar seus jogos no estádio pelos próximos 35 anos. 

Segundo o acordo, o clube não terá que pagar "nada", mas só poderá faturar com a venda de 43 mil ingressos, correspondentes a 56% da capacidade no Maracanã. São os piores lugares. Os melhores e que dão mais lucros, como os camarotes vendidos a empresas, são do consórcio — e a empresa já estabeleceu que o preço mínimo dos ingressos será de 100 reais. 

Mais do que isso, vai divulgar, em breve, um Termo de Ajuste de Conduta, estabelecendo regras para a torcida que frequentar o estádio. Nelas, estão previstas a proibição de instrumentos musicais e o hábito carioca de assistir aos jogos sem camisa — além de limitar o tamanho das bandeiras. O consórcio quer cobrar caro e só ter "gente fina" no estádio.

O negócio não agradou ao Flamengo que, sem estádio, vai perambular pelo Brasil afora para mandar seus jogos no campeonato brasileiro. Principalmente em Brasília, no estádio Mané Garrincha, cujo consórcio gestor (formado pela Andrade Gutierrez e Via Engenharia) oferece condições melhores nas negociações. Estão, na verdade, caçando times para jogar no estádio que foi construído para a Copa do Mundo e que promete ficar às moscas. 

O Botafogo deverá fazer um acordo de curta duração porque pretende mandar seus jogos no Engenhão, depois que for reformado.

O arrendamento dos estádios municipais é uma realidade aparentemente inevitável — e com ele a elitização definitiva. Há ainda resistências, mas baseadas exclusivamente nas condições das negociações. 

O Atlético Mineiro, por exemplo, recusa-se a jogar no Mineirão, arrendado pelo Consórcio Minas Arena S.A. (Construcap, Egesa e Hap) porque concluiu que irá "sustentar a empresa gestora", segundo seu presidente Alexandre Kalil. 

O Cruzeiro fechou negócio com o consórcio, mas já está em vias de quebrar o contrato por ter concluído que só poderá ter lucro a partir de 10 mil pagantes por jogo. 

Uma realidade muito diferente do passado, quando os clubes pagavam taxas de uso dos estádio municipais referentes apenas aos custos, sem precisar gerar lucros para empresas gestoras. 

O Maracanã, por exemplo, cobrava de 20 a 40 mil reais por jogo, dependendo da importância do evento. A privatização dos negócios do estádio leva a uma majoração nos preços dos ingressos e, em consequência, à necessidade de oferecer confortos a um público mais exigente. 

Em outras palavras, uma "europisação" do futebol.

"Os consórcios olham para uma operação europeia que ainda não chegou.Impor o padrão Fifa inviabiliza o futebol no Brasil", diz o diretor-executivo do Botafogo.

*Roberto Amado é jornalista e editor do site Poucas Palavras 
http://robertoamado.com.br/

Tags: administração , clube de futebol , indústria do futebol , estádios , arena , copa do mundo , brasil 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima