Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, março 01, 2015

10 projetos científicos e tecnológicos que podem transformar o mundo

Estudo sugere soluções economicamente viáveis a problemas mundiais, que vão desde novos métodos de dessalinização da água até a identificação do DNA de estupradores

Redação, www.administradores.com, 

Se utilizadas de maneira benéfica, a ciência e a tecnologia podem ser capazes de modificar a realidade socioeconômica de um povo. Novos projetos tecnológicos e científicos que têm o objetivo de potencializar economias e gerar benefícios sociais vêm sendo valorizados por estudiosos e investidores.

O Institute for Globally Transformative Technologies (LIGTT) publicou uma pesquisa elegendo 51 avanços científicos necessários para o desenvolvimento social com sustentabilidade. A análise traz projetos que poderiam ser concretizados por cientistas, engenheiros e designers, apoiados por entidades ou empresas interessadas em investir em ações sociais.

O estudo intitulado 50 Avanços Científicos e Tecnológicos Necessários para o Desenvolvimento Global Sustentável é dividido em nove áreas: saúde, alimentação e agricultura, água, equidade de gênero, acesso à energia elétrica, educação, inclusão digital, alterações climáticas e meio ambiente e direitos humanos.

O projeto sugere criações revolucionárias, como um dispositivo capaz de identificar o DNA de estupradores, e também ideias para baratear tecnologias já existentes - tais como a criação de um novo método para dessalinização da água. Dentre os 51, selecionamos os 10 avanços mais relevantes para a sociedade:

1 - Smartphones a menos de 50 dólares - com bateria de longa duração. A inclusão digital só será verdadeira quando pessoas de todas as classes sociais puderem ter acesso aos mesmos meios de comunicação. Principalmente nos países em desenvolvimento, os altos valores de comercialização de smartphones segregam consumidores de baixa renda e limitam a inclusão digital.

2- Um novo método para a dessalinização - de baixo custo e com a utilização de energias renováveis. A escassez de água é um dos problemas mundiais mais críticos da atualidade, e o crescimento populacional tende a agravar essa situação. Com a poluição de rios, a água doce está se tornando inutilizável e uma das soluções para o problema é a dessalinização da água do mar. O intuito é baratear o processo, já que os métodos existentes são de alto custo e consomem muita energia.

3 - Casas sustentáveis - destinadas especialmente a moradores de centros urbanos que vivem em situação de risco. A falta de iluminação, ventilação e saneamento em casas mal construídas acarretam uma série de problemas de saúde, como infecções e doenças respiratórias. Moradias feitas com material durável e de baixo custo, integradas de sistemas de energia solar, ventilação e instalações sanitárias, contribuem com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento social.

4 - Redução de custos e simplificação do tratamento da HIV - pacientes de baixa renda têm dificuldades em adquirir os medicamentos necessários para o controle do vírus. Além disso, o tratamento é realizado a longo prazo, o que contribui com a evasão de pacientes. A reformulação dos antirretrovirais pode aumentar significativamente o acesso e a adesão de soropositivos ao tratamento adequado.

5 - Bombas de irrigação a baixo custo e movidas a energia renovável - além de caras, as bombas motorizadas disponíveis no mercado precisam de combustível para funcionar. As mais utilizadas por agricultores são as manuais, que exigem grande esforço físico e podem causar malefícios à saúde. Uma bomba de irrigação movida a energia, que pudesse ser adquirida a menos de 50 dólares, contribuiria com a inclusão de mulheres agricultoras e controlaria o desperdício de água.

6 - Congelamento de sêmen de animais - buscando uma alternativa ao nitrogênio líquido. O atual processo de preservação e transporte de sêmen requer temperaturas extremamente baixas, processo economicamente inviável para pecuaristas de países em desenvolvimento. A inseminação artificial é um mecanismo eficaz na reprodução de animais da pecuária de corte.

7 - Veículos que custem menos de 500 dólares - e utilizem energia renovável. Através da análise realizada, o transporte acessível particular impulsionaria a produtividade de famílias rurais. Muitos desses produtores, especialmente as mulheres, ainda precisam caminhar longas distâncias e transportar cargas pesadas. Apesar de já existirem no mercado ciclo-riquixás (espécie de triciclos com um compartimento de carga) movidos a energia solar ou elétrica, eles não são economicamente viáveis para pequenos produtores, pois custam entre 500 e 1000 dólares.

8 - Kit de identificação de estupradores - com aparelho de reconhecimento de DNA. Um dos fatores que contribuem com a perpetuação da violência sexual contra mulheres é a falta de provas concretas. Um dispositivo simples, capaz de captar provas biológicas e processar rapidamente dados a partir do DNA do estuprador, ajudaria no combate a esse tipo de crime.

9 - Registro documental de atentados contra os direitos humanos - por meio da captura de imagens em alta resolução. A violação desses direitos muitas vezes ocorre em ambientes abertos e em grande escala. Uma maneira barata de realizar o recolhimento de provas é através de drones, que têm a capacidade de fazer fotografias detalhadas. No entanto, eles são utilizados momentaneamente em áreas relativamente pequenas, o que seria propício para retratar contextos onde as violações contra os direitos humanos são recorrentes. Já os satélites são ideais para a realização da cobertura contínua e em longa escala, como vem sendo realizado no controle do desmatamento. Para atender a diferentes realidades econômicas, propõe-se a criação de satélites economicamente acessíveis, capazes de capturar imagens em alta resolução, a serem comercializados a menos de 100.000 dólares.

10 - Forragem animal sustentável - de alto valor nutritivo e baixo custo. A pecuária extensiva, apesar de mais barata, contribui com o processo de desmatamento e desertificação, além de ser pouco nutritiva para o animal. A forragem produzida com ingredientes sustentáveis e de fácil acesso pode contribuir com a produtividade e qualidade da carne e leite do animal, como também reduzir os danos ambientais.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima