Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Média de idade dos treinadores do Paulista é a menor em oito anos

SAO PAULO, SP, BRASIL. 28-02-2016. 17h05min39s. Palmeiras e Ferroviaria pela setima rodada da serie A do Campeonato Paulista 2016 no Allianz Parque. Sergio Vieira, tecnico da ferroviarai. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:_76U4468.JPG* ORG XMIT: _76U4468.JPG
Rubens Cavallari/Folhapress / O português Sérgio Vieira, 34, é o treinador mais jovem do Campeonato Paulista

EDUARDO RODRIGUES
DE SÃO PAULO

A experiência e a maturidade deram lugar à juventude no Campeonato Paulista deste ano. A atual edição do torneio, que começa nesta sexta-feira (3), registra a menor média de idade dos treinadores desde 2010. Com 43,25 anos, supera a de 2016, que até então registrava a marca mais baixa, 45,5.

"Tudo na vida tem uma renovação. É uma coisa natural da vida. Quando o Telê [Santana] saiu eu assumi o lugar dele, e é assim que vai acontecendo", resumiu Muricy Ramalho à Folha.

Hoje com 61 anos e aposentado, Muricy iniciou sua carreira de técnico aos 38 anos. Campeão de três edições do Paulista —uma com o São Caetano e outras duas com o Santos—, ele afirma que o Estadual é uma ótima escola para os jovens treinadores.

E quem quer aproveitar essa oportunidade é o português Sérgio Vieira. Aos 34 anos, ele é o técnico mais jovem na competição.



Com passagens por Atlético-PR, Guaratinguetá, Ferroviária e América-MG, ele tenta agora no São Bernardo se firmar no Brasil e mostrar que a idade não influencia em nada na condução do trabalho à beira do campo.

"A juventude é relativa. Depende da maturidade, da experiência que nós temos", afirmou o treinador.

Com certificado da Uefa, que lhe garante o direito de comandar equipes europeias, se diz preparado para trabalhar no futebol brasileiro.

"Tem que ter muita capacidade para liderar, para argumentar, para convencer os jogadores que são liderados, porque senão tudo é associado à idade", disse o treinador.

Além de Vieira, mais quatro treinadores do Campeonato Paulista têm menos de 40 anos, o que representa mais de um quarto dos profissionais do torneio.
Treinador mais velho do Paulista, Paulo Roberto, 56, do São Bento, elogia o fato de clubes darem espaço para profissionais mais novos.

"Eu acho que é uma nova safra que vem tendo uma oportunidade tardia. Isso demorou para acontecer no Brasil. A questão mais importante não é ser mais jovem, mas, sim, ter qualidade", opinou.

No entanto, segundo ele, a experiência muitas vezes faz a diferença para quem está no comando de uma equipe.

"Em momentos decisivos, jogos mais difíceis, com um clima de pressão, o mais experiente vai saber lidar melhor por já ter passado por isso diversas vezes", completou o treinador que estreia no sábado (4) diante do Corinthians, em Sorocaba.

Em 2012, ano em que o Paulista registrou a maior média de idade dos técnicos na década, com 49,45 anos, nomes como Felipão, que na época tinha 64, Muricy Ramalho, com 57, e Leão, com 63, estavam no torneio.

Nelson Almeida - 18.fev.2015/AFP
Brazil's Sao Paulo team coach Muricy Ramalho gestures during the 2015 Copa Libertadores football match against Argentina's San Lorenzo held at Morumbi stadium in Sao Paulo, Brazil, on February 18, 2015. AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA ORG XMIT: SAO607
O ex-técnico Muricy Ramalho durante partida pelo São Paulo, no Morumbi


TENDÊNCIA MUNDIAL

Treinadores jovens à frente de equipes em 2017 não são exclusividade de São Paulo.

Em Pernambuco, o Sport conta com Daniel Paulista, 34.

Ex-jogador do clube, ele assumiu o time de forma interina no fim do ano passado. Evitou a queda para a Série B do Brasileiro e foi efetivado para esta temporada.

História semelhante à de Jair Ventura, 37. Em agosto de 2016, o carioca substituiu Ricardo Gomes no Botafogo. Inicialmente, ele cobriria um "buraco". A boa campanha que levou o time à Libertadores deste ano o fez permanecer no cargo.

No Campeonato Alemão, Julian Nagelsmann, 29, do Hoffenheim, também surpreende. Com um time modesto, briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Hoje, está na quinta colocação a apenas um ponto da zona de classificação.

Em 2011, o português André Villas-Boas se tornou o técnico mais jovem a conquistar um troféu da Uefa. Aos 33 anos, ele levou o Porto à conquista da Liga Europa. Guardiola foi o mais novo a faturar a Liga dos Campeões da Europa, aos 38 anos, em 2009.

Carl Recine/Reuters
Britain Soccer Football - Stoke City v Manchester City - Premier League - bet365 Stadium - 20/8/16 Manchester City manager Pep Guardiola before the match Action Images via Reuters / Carl Recine Livepic EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or "live" services. Online in-match use limited to 45 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player publications. Please contact your account representative for further details. ORG XMIT: UKZ9SP
Atual técnico do Manchester City, Guardiola observa partida contra o Stoke City

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima