Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, maio 15, 2013

São Luís é palco do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos

Evento é realizado pelo Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Streetfootballworld; a Universidade do Futebol estará representada

Equipe Universidade do Futebol

2 encontro mediacao-com sec esporte

Entre os dias 15 e 17 de maio, São Luís, capital do Maranhão, será sede do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos. A iniciativa de organizações brasileiras e internacionais que desenvolvem experiências de esporte educativo e inclusivo tem como alvo discutir o esporte como direito e ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

A realização do Instituto Formação, do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e da Streetfootballworld tem apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da GIZ, da Samsung e do Ministério do Esporte. E a Universidade do Futebol é uma das parceiras.

Além da construção de modernas arenas esportivas e dos investimentos na infraestrutura para mobilidade urbana nas cidades-sede, a proposta é discutir o legado social que será deixado para o Brasil, estimulando reflexões sobre o papel dos megaeventos para a proteção da infância e da adolescência e a garantia universal do direito ao esporte.

Durante o evento, serão apresentadas e vivenciadas metodologias desenvolvidas em diferentes cidades do Brasil e de outros países em busca da prática do esporte seguro e inclusivo como direito de todas as crianças e adolescentes.

Entre elas, será compartilhada a metodologia dos jogos em três tempos - tema da publicação “Esportes Educativos – para a cidadania e o desenvolvimento social” a ser lançada durante o evento pelo Instituto Formação, com apoio do UNICEF e Samsung.

A abertura do encontro ocorreu na última terça-feira, com a mesa “O direito ao esporte seguro e inclusivo e o legado social dos megaeventos esportivos no Brasil”. A programação vespertina contou com uma palestra de Rodrigo Mendes, presidente do Instituto que leva o seu nome, e de Ana Paula Soares, Diretora da Special Olympics Brasil – o tema: “Uma Escola para todos: a inclusão de crianças e adolescentes com deficiências nas escolas através do esporte”.

Ainda à tarde, ocorreu uma divisão de grupos temáticos para debater a “Emancipação, cidadania e proteção de crianças, adolescentes e jovens pelos esportes”. Um desses grupos reuniu organizações não governamentais brasileiras que vem discutindo a criação de uma Rede de Futebol de Rua no país.

Esta quarta, segundo dia, será dedicada à prática de festivais de futebol e handebol de rua, baseada na metodologia dos três tempos. Os participantes serão convidados a fazer parte dos jogos e vivenciar a metodologia, que é desenvolvida por um conjunto de organizações no mundo inteiro. Também acontecerá uma Caravana de Futebol de Rua com crianças atendidas pela UFMA (Departamento de Educação Física), em projetos sociais na área de esportes.

Às 11h, durante o painel “Esportes Educativos para o desenvolvimento humano e social: reverberando nossas ações”, Eduardo Tega, diretor da Universidade do Futebol, participa da discussão temática ao lado de Sergio Augusto Rosa de Souza, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, de Hans-Jurgen Fiege, do Projeto Futebol para o Desenvolvimento (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ”, de Julia Wöhrle, representante da organização Kickfair (Alemanha), e de Regina Cabral, diretora de Avaliação e Planejamento Estratégico do Instituto Formação.

À noite, como parte da programação cultural do encontro, será lançado o livro "Futebol Arte - do Oiapoque ao Chuí" do fotógrafo Caio Vilela, que apresenta uma série de fotos registradas de norte a sul do país com a temática do futebol.

O último dia de programação abordará a inclusão de crianças e adolescentes a partir da experiência do Projeto Escola de Mediação, parceria entre o Instituto Formação e o UNICEF, abrindo para a troca de experiências entre organizações de outros países que também desenvolvem projetos de esporte educativo.

Para mais informações, acesse o site do II Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos: http://escolademediacao.wordpress.com.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima