Realizada pela BrandZ, lista dos dez primeiros contam com empresas de tecnologia, telecomunicações, bebidas, fasto food, cartão de crédito e cigarro
O setor de tecnologia mantém o domínio absoluto quando o assunto é valor das marcas. Apple, Google e IBM, respectivamente, ficaram na liderança do ranking "100 Marcas mais Valiosas do Mundo" da BrandZ™, encomendado pela WPP e realizado pela Millward Brown Optimor.
A Apple mantém a liderança do ranking em relação a 2012 e aumentou em 1% o valor da sua marca atingindo US$ 185 bilhões. A Google também mostrou crescimento e ultrapassou a IBM no comparativo de 2012. A marca chegou ao valor de mercado de US$ 113.669 bilhões ( A IBM caiu 3% e ficou com US$ 112.536 bilhões).
No total, o valor combinado das 100 Melhores Marcas apresentou um aumento de 77% desde 2006 e valem agora US$2,6 trilhões. Apesar de não estarem entre os dez primeiros, os produtores de bebidas alcoólicas apresentaram rápido crescimento: A cerveja, bebida alcoólica mais consumida do mundo, foi a categoria de maior crescimento na classificação deste ano. As 10 principais marcas de cerveja apresentaram crescimento de +36% e combinadas valem agora $63 bilhões. O setor beneficiou-se do aumento das vendas na América Latina e na China.
De acordo com David Roth, CEO da The Store da WPP, "o destaque do ranking deste ano é o retorno sobre o investimento que as marcas trazem para as empresas. Mostra que as marcas fortes geram um crescimento da parcela de mercado e do lucro por permitirem um sobrepreço e um retorno maior para os acionistas".
Eileen Campbell, CEO global da Millward Brown, empresa de pesquisa de marcas, acrescentou: "A valorização da marca e outras medidas que mostram retorno sobre o investimento de marketing dão aos marqueteiros um voz mais forte nos conselhos das empresas, garantindo que o marketing seja melhor compreendido e considerado como um elemento fundamental para o sucesso comercial e financeiro".
Posição em 2013 | Categoria | Marca | Valor da marca 2013 (US$M) | Mudança no valor da marca | Posição em 2012 |
1 | Tecnologia | Apple | 185.071 | +1% | 1 |
2 | Tecnologia | | 113.669 | +5% | 3 |
3 | Tecnologia | IBM | 112.536 | -3% | 2 |
4 | Fast Food | McDonald's | 90.256 | -5% | 4 |
5 | Bebidas não alcoólicas | Coca-Cola | 78.415 | +6% | 6 |
6 | Telecomunicações | AT&T | 75.507 | +10% | 8 |
7 | Tecnologia | Microsoft | 69.814 | -9% | 5 |
8 | Cigarro | Marlboro | 69.383 | -6% | 7 |
9 | Cartões de crédito | Visa | 56.060 | +46% | 15 |
10 | Telecomunicações | China Mobile | 55.368 | +18% | 10 |
Confira o ranking completo aqui: http://www.millwardbrown.com/BrandZ/Top_100_Global_Brands.aspx
(Administradores.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima