Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, junho 12, 2008

REFLETIR PARA REPENSAR



OPINIÃO
O primado do capital intelectual

O futebol cearense necessita passar por um processo em que ele seja repensado, desde seu aspecto mais primário até os de maior complexidade.

Vivemos um momento crucial, no qual se coloca como imperativa uma tomada de atitude em prol de um futebol que dá mostras de esgotamento em muitos de seus setores.

Urge, pois, que promovamos um grande evento que tenha por finalidade a busca de propostas que representem verdadeiras alternativas para a crise de idéias e de iniciativas que tomou conta do futebol cearense.

Ressaltemos, contudo, que um encontro dessa natureza não deve nortear-se por uma visão elitista, em que algumas pessoas se arvoram da condição de representantes da nossa intelectualidade.

Precisamos rediscutir inclusive o papel da Crônica Esportiva, passando pelo modelo de segmentação que ora vige, em face da dissintonia que ele expressa em relação à necessária criticidade de seus agentes.

Outros desafios que precisam ser encarados, é a situação de descrédito na qual estão imersos, tanto a nossa entidade de administração do desporto (FCF), quanto a nossa justiça desportiva (TJD-CE). A importância do resgate da credibilidade destes órgãos, guarda uma relação de paralelismo com a qualidade do futebol como produto – isso é inquestionável.

Ao aportarmos na seara de maior interesse dos clubes, devemos estimulá-los a que eles delineiem os seus perfis, que discutam suas características com seus torcedores, e que possam definir uma espécie de personalidade, que inspirará os projetos individuais de cada agremiação.

E dentro desse panorama, estariam criadas as precondições para repensarmos igualmente os nossos clubes, para fundarmos um modelo para cada um, respeitando-se suas vocações e peculiaridades. Assim, ao invés de importarmos idéias, métodos e modelos, passaríamos a elaborar os nossos próprios, muito mais sintonizados com a realidade a que pertencemos, e, sobretudo por isso, com maiores chances de se mostrarem como soluções eficazes.


Efemérides

Desarrumação
Ao manter mais que uma base originária do Campeonato Cearense desta temporada, o Tricolor de Aço detinha, natural e logicamente, as melhores condições de fazer a melhor campanha entre os dois cearenses, ao menos na primeira fase da competição nacional – o Brasileiro da Série-B. Daí porque estranhamos ver o Fortaleza descendo a ladeira, não só na tábua de classificação, mas também na sua produção individual e coletiva.

Incoerência
Constitui de fato uma atitude ilógica, a contratação do melhor volante do Cearense deste ano, o Dedé, para sequer dá-lhe uma chance jogando em sua posição de maior destaque. Pior foi a maneira encontrada para esvaziar a contratação: algo similar ao ostracismo. Isso acaba dando margem para ilações nada lisonjeiras.

O estilo de ser
A maneira Heriberto de ser, causa tanto ou mais polêmica que os resultados que Heriberto não venha a ter. Para o torcedor, o que mais incomoda são os pontos não tidos. Para nós, o não ter e o não ser incomodam igualmente, embora saibamos que o não ser causa maior preocupação. Considero o que Heriberto faz conscientemente ser menos danoso do que o que ele faz no nível do inconsciente. Heriberto da Cunha nos parece um pragmático simpatizante da postura defensiva em suas equipes. Isso acaba por determinar um estilo e uma forma defensiva de vivenciar o futebol.

Os porquês da confusão
Recente, estudo embasando dissertação de mestrado, sugere que técnicos de futebol e profissionais de imprensa interpretam diferentemente alguns conceitos futebolísticos. Quando o assunto é tática, estratégia ou sistema de jogo, treinadores e cronistas falam linguagens diferentes. A origem disto, está na formação dos profissionais. Contudo, nem o empirismo de uns, nem a teorização de outros tantos, nem o tecnicismo e o cientificismo de outro bocado são a última palavra. Não por acaso, acabamos de ingressar na Era da Transdisciplinaridade.

A ser descoberto
O jovem Ederson precisa ser descoberto uma segunda vez. Como é difícil, em um departamento de futebol politicante, fazer-se justiça com um jovem valor. Por outra, conciliar interesses conflitantes é tarefa que os maus caracteres não fazem.

Engodo
Heriberto tem sido vítima de sua falta de poder decisório. Decidir não é só uma questão de escolha. No caso deste treinador, implica criar as precondições para o melhor aproveitamento de seus atletas. Eusébio e Júnior Cearense estão sendo subaproveitados. Se não houver por parte do treinador, iniciativa para melhor adaptá-los taticamente, eles e o Fortaleza perderão com isso.


E-mail: benecomentarista@gmail.com
Cel.: [85] 8898.5106
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima