Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, junho 17, 2008

SOBRE A FORMAÇÃO DOS TREINADORES

O sistema de licenças para técnicos nos EUA

Há diferentes caminhos para os profissionais interessados em trabalhar no mercado norte-americano

Helio D'Anna

Apesar de a profissão de técnico desportivo nos EUA não ter um sindicato, isso não reflete na sua extrema organização como classe. O técnico de futebol nos EUA tem ótimo respaldo e fontes de reciclagem através de duas instituições distintas: a associação nacional de técnicos (NSCAA - National Soccer Coaches Association of America – www.nscaa.com) e a federação Americana de futebol (USSF - United States Soccer Federation - http://ussoccer.com/).

Ambas as instituições oferecem um sistema de licenças muito compreensível para técnicos. Essas licenças cobrem desde o profissional que trabalha com iniciação ao que trabalha com o futebol profissional. Dependendo do nível de trabalho, as licenças duram de uma semana a um ano e de cursos diurnos a cursos de período integral com direito a morar dentro do local de licenciamento.

Tanto a NSCAA quanto a USSF usam uma progressão de ensino que começam com as licenças para trabalho com crianças, adolescentes, jovens, adultos e profissionais dentro do futebol. Só mudam os nomes das licenças.

Dessa vez vou me prender as licenças oferecidas pela NSCAA. Eles usam nomes como: parent coach diploma (diploma de pai-técnico), state diploma (diploma estadual), regional diploma (diploma regional), youth diploma (diploma de jovens), high school diploma (diploma para colegial), além de outros (veja mais no link:
http://www.nscaa.com/nrc.php#nyd).

Há também os diplomas para profissionais mais avançados, que requerem que os alunos morem nos centros por certo período: national e advanced national diploma (o nome já se explica), advanced diploma (diploma avançado) e premier diploma (diploma prêmio). Informações sobre esses cursos podem ser obtidas no link http://www.nscaa.com/rc.php).

Outras licenças interessantes incluem as licenças para treinamento de goleiros: http://www.nscaa.com/subpages/2006033015280118.php, os cursos on-line: http://www.nscaa.com/onlinelearning.php e a licença mais prestigiosa, a de mestre do futebol. Essa ultima leva um ano inteiro para ser completada e numa outra oportunidade falarei sobre ela.

Como não poderia deixar de ser, às vezes a NSCAA oferece seus cursos no Brasil! Ano passado a iniciativa foi sediada no Atlético-PR e há planos de se fazerem cursos na Academia do Oscar.

Todas as licenças são abertas a qualquer um do mundo e eu recomendo ao leitor que tem condições de um dia tentar fazer alguma. É uma experiência bem legal!




http://NAAREA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima