Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, novembro 26, 2017

As dificuldades da gestão dos elencos dos clubes de futebol

Uma pesquisa realizada pelo globoesporte.com mostrou a realidade do futebol brasileiro, em que mais de 70% dos clubes passam por dificuldades para pagar suas folhas salariais.

Mais de 52% dos atletas afirmaram que em 2016 tiveram pelo menos um mês de atraso em seus vencimentos.
O Profut trazia em seu texto bastante rigidez em relação aos atrasos salariais, prevendo que os clubes poderiam ser punidos com a perda de pontos, multas e até mesmo o rebaixamento.

Os gastos com folhas salariais também não poderiam ultrapassar os 80% do orçamento dos clubes e os direitos de imagem teriam o valor máximo de 40% do valor do salário. O atraso no pagamento da folha salarial é um dos maiores problemas do nosso futebol. E isso se torna mais grave, à medida que se sabe que em torno de 85% dos atletas recebem até R$ 1 mil reais por mês. Portanto, o planejamento é fundamental e isso passa por condições básicas como o conhecimento antecipado das receitas e despesas dos clubes.

Outro fator inibidor do endividamento dos clubes, além do que preconiza a Lei 13.155/15, que estabelece princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática para entidades desportivas profissionais de futebol, deveria ser os regulamentos gerais e específicos das competições, começando pela CBF.

Mas infelizmente a CBF foi a primeira a promover articulação, no sentido de boicotar o efetivo funcionamento da referida lei, desse modo criando as precondições para a inviabilização de seu funcionamento.

Os especialistas em planejamento na área esportiva afirmam que a folha salarial dos clubes não deve ultrapassar o patamar de 50% dos seus orçamentos.
Há exemplos positivos no Brasil de clubes grandes, médios e pequenos que sempre arcam com seus compromissos. O mais emblemático deles é a Chapecoense, que nos últimos anos vem se mantendo na série A e disputando títulos, com uma das menores folhas salariais dentre os clubes da Série A.

Reparem no gráfico abaixo

Fonte: E. Victor - Formação: Direito, Gestão e Marketing Esportivo
Organização, (re)texto, edição: Benê Lima 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima