Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, outubro 19, 2007

Perfil do treinador ideal

(Texto foi inspirado nas respostas de Dunga à imprensa)

Autor: Antonio Afif
Revisão e intertexto: Benê Lima

As declarações de Dunga, treinador da seleção brasileira, novamente mostraram algumas falhas que um técnico que comanda equipes de projeção não deve cometer.

Desta vez, seu deslize de comunicação recaiu sobre o repórter Cícero Mello, na última segunda-feira. O problema surgiu quando o profissional da ESPN Brasil alongou-se ao formular sua pergunta.

Impaciente, Dunga pediu, ”por favor,” aos jornalistas, para que não fizessem monólogo ao dirigir seus questionamentos. “Isso é para me irritar”, reclamou. “Não sou inteligente como você para entender uma pergunta tão longa”, disse o técnico canarinho com uma ponta de ironia.

Essa colocação desnecessária de Dunga ao jornalista me fez pensar como deveria ser o perfil de um técnico que comanda grandes equipes. Alguns tópicos:

Educador

Os treinadores esportivos, principalmente aqueles que trabalham com jogadores em formação, devem se preocupar não apenas em orientar seus comandados dentro de campo, mas também incentivar os futuros craques a concluir seus estudos, mostrar as armadilhas da carreira e orientá-los em sua conduta pessoal.

Sistemas táticos

Os técnicos de futebol devem ser estudiosos do assunto e ficarem atentos às novas estratégias de sucesso empregadas por seus colegas do país e do exterior.

Metodologias de treinamento

Os técnicos devem ser pessoas abertas a novas idéias que resultem no aumento da qualidade e eficiência do seu trabalho. Por isso, precisam buscar métodos que os ajudem a estimular o desenvolvimento da criatividade dos jogadores, que é uma das características mais marcantes do futebol brasileiro.

Relacionamento com a imprensa

Técnicos de futebol vivem constantemente sob pressão. Por isso, é importante que eles se preparem adequadamente para falar com a imprensa e saber lidar com os problemas do dia-a-dia que cercam os times.

Imagem pessoal

Terno, roupa esportiva ou uniforme do clube? O ideal é que sua indumentária seja condizente à temperatura do local onde sua equipe terá de jogar, sempre evitando usar roupas espalhafatosas ou que não sejam condizentes com o cargo que ostenta. Outros aspectos desejados: ter um bom domínio da língua portuguesa (falar inglês também pode ajudá-lo em algumas circunstâncias), ter uma boa cultura geral e ter procedimentos que não firam a ética.

Familiaridade com a tecnologia
Os treinadores não precisam ser “hackers” em informática, mas precisam estar familiarizados com os recursos que a tecnologia oferece: informações, softwares para as mais diversas finalidades, dados estatísticos e várias outras ferramentas que podem ajudá-lo em sua atividade.

Visão holística

Esta é uma das mais importantes competências que um bom treinador deve ter. Um profissional que lida com pessoas, só conseguirá extrair o máximo dos seus comandados se compreender os jogadores em toda a complexidade inerente aos seres humanos, que possuem problemas, fraquezas, angústias, medo e vários outros aspectos que acabam interferindo no estado emocional dos atletas e, consequentemente, no seu desempenho. O treinador deve saber trabalhar de forma integrada, com bons interlocutores, dentro de uma visão interdisciplinar.

Um comentário:

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima