Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, dezembro 04, 2007

Com Pé e Cabeça - 103

”O futebol cearense existe, e precisa ser reinventado.” (Benê Lima)

Opinião
MAIS UMA TEMPORADA: SOBRA DISCURSO E FALTA AÇÃO

O Campeonato Cearense de 2008 está sob a ameaça de prorrogação de seu início, tudo por conta da negligência de nossa entidade de administração do desporto
...................................................................................................................................................Elemental, purificador e alquímico fogo
Quanto mais o tempo passa, nossos dirigentes revelam um maior descompasso no aprendizado da gestão esportiva. Não que lhes falte conhecimento total de como fazer. A principal razão que nos leva à apoplexia e até ao retrocesso é de natureza política, para não dizer das demais, que estão intrinsecamente ligadas à têmpera do caráter dos envolvidos. Índole inservível – por sinal.

Costumo dizer que o preço do convívio social é o desafio de convivermos com o que nos é acessível. Não vejo muita vantagem em poder escolhermos os amigos quando a maioria não conhece o valor da amizade, do companheirismo, da lealdade, da fidelidade, da dignidade, e muito menos possuem inclinação para o bem. Isto exige treino, adestramento, educação em seu mais amplo e cósmico sentido.

Enquanto não conseguimos melhorar a raça humana, façamos, pelo poder coercitivo, com que os que aí estão se curvem aos ditames das leis, normas, regulamentos, e – quem sabe! – por um pouco do moderador respeito e da salutar e inspiradora ética.

Insisto com a idéia de que precisamos de uma federação que congregue seus afiliados, que distribua equanimidade, que lhes infunda confiança, que represente seus interesses pela regra da igualdade de Ruy Barbosa: “Dar aos desiguais com desigualdade.”

A federação só poderá transformar-se profissionalmente, na medida em que seus membros forem por ela dignamente remunerados. Para tanto, terá ela que aprender a gerar recursos e não somente viver às expensas – como parasita – dos nossos clubes, sobretudo de Ceará e de Fortaleza, que literalmente a sustenta.

Novamente excitar os membros de maior denodo, componentes da nossa Justiça Desportiva (simbolicamente com iniciais maiúsculas), para que possam inspirar seus equivalentes, mas na condição de insignes paredros, estimulando-os a vestirem, simbólica e literalmente, suas togas, e não as simples camisas dos nossos times.

Justiça Desportiva tendenciosa e federação facciosa são os ingredientes de um cenário futebolístico tenebroso, para não dizer apocalíptico.

Porém, continuo acreditando na redenção da escória humana.

* - * - *

EFEMÉRIDES

Espinha dorsal que nada!
Tricolores e Alvinegros têm pela frente uma peleja ouriçada. O que se pode entender por base ou espinha dorsal foi perdida – essa é que é a verdade! Outra vez a tarefa comum a ambos de formarem mais que um elenco: um time competitivo. De uma coisa podemos estar certos: não haverá facilidade na Série-B de 2008, assim como não houve em 2007. Ainda bem que quatro clubes continuarão a ter acesso à Série-A. Na parada, o todo-poderoso Corinthians Paulista.

Revisão de conceitos técnicos
Fortaleza e Ceará precisam repensar os métodos de preparação física de suas equipes, no que concerne à definição do chamado Microciclo Semanal que vai de um jogo a outro. Aspectos como Recuperação Ativa, Folga, Força Específica, Resistência Específica, Velocidade Específica e Velocidade de Reação são alguns deles. Afinal, sabe-se que cada um destes elementos possui sua cadeia de exercícios. É interessante frisarmos que é inegável a existência das diferentes escolas (alemã, holandesa, inglesa, latina, etc.), isso já nos reportando aos aspectos técnico-táticos. Portanto, urge que descubramos nosso próprio modelo.

Nova tendência e proibição
Fonte das mais fidedignas nos assegura que: “No Ceará, a torcida Ultras Resistência Coral, do Ferroviário Atlético Clube, tem postura semelhante à de outras torcidas politizadas. Sua mensagem, entretanto, foi mais além, quando seus dirigentes passaram a colocar uma placa de teor político nos jogos da equipe no estádio Presidente Vargas. Com os dizeres ‘Nem guerra entre torcidas, nem paz entre classes’, a torcida assumiu uma identidade socialista e comunista, o que provocou uma reação da Tropa de Choque local. Desde 2006, a polícia vem impedindo a colocação da faixa, ato que a torcida insiste em repetir. E toda vez que a faixa é colocada, logo é retirada por ordem das autoridades. Em janeiro de 2007, segundo Renato Ramos, que tem contatos com a Ultras, a Tropa de Choque fez a advertência de que não permitirá mais referências ao comunismo nas laterais do campo.”

“Irresponsabilidade”
Se os baianos tivessem adotado (as medidas necessárias) no estádio da Fonte Nova, como fez o finado presidente da Federação Cearense, Fares Lopes em relação ao Castelão, essas sete mortes da Fonte Nova teriam sido evitadas. Em 2002, Fares viu que o estado de conservação do “Plácido Castelo” era precário, ele mesmo resolveu interditar o estádio. Tanto é que, naquele ano, a decisão do Estadual foi no interior.” Palavras do consagrado colunista Everaldo Lopes, da Tribuna do Norte, de Natal/RN.

* * *

BREVES E SEMIBREVES ®

Desafio. Sérgio Papellim me liga de Belém pra dizer que está assumindo a Coordenação do Clube do Remo. Sem dúvida as condições intrínsecas são inferiores às do Tricolor do Pici. Mas por outro lado a natureza do desafio é estimulante e a remuneração é bem melhor.

Transparência? Artigo de luxo, muitas vezes avocada e quase nunca praticada. Como desdobramento da negociação de Rinaldo, ex-Fortaleza, a situação do zagueiro Preto foi contada de tal maneira que agora até os dirigentes não sabem o que falar. Isso é que é limpidez?
Embuste. Os comentaristas sem preparo para a abordagem dos aspectos técnicos e principalmente os táticos, insistem, sem sucesso, em desqualificarem as análises de quem se preparou para discorrer sobre os temas.

Corrigenda. Aos descrentes por mero oportunismo, importa saberem que ao treinador dito de ponta, são imprescindíveis as seguintes qualidades: ser um Mestre Metodológico e um Mestre Cognitivo em Relações Humanas; além de ser possuidor de todos os atributos do verdadeiro Líder. Isso é ciência! (...)

Conselho. Quem desejar saber um pouco mais sobre a ‘Organização Sistemática de Todos os Princípios a Abordar e a Transmitir’ a um elenco, basta – ironicamente, claro! – dedicar-se a um ‘cursinho’ de umas 200 horas/aula.

Apcdec. A entidade já está trabalhando na renovação das identificações profissionais para seus associados em 2008. A Confraternização de seus associados já está na agenda de sua competente direção. O evento acontece no Clube dos Diários, dia 8 de dezembro próximo.

Agradecimentos. A todos que têm feito referência a esta coluna, em especial a Gualber Calado, Jurani Parente, Renan Mobarack, Paulo Karam e – por que não? – ao companheiro Alano Maia. Por sinal, Alano realiza um excelente trabalho à frente da Apcdec.

Aviso aos navegantes. Nosso afastamento do Programa Ivá Monteiro deveu-se à linha filosófica da produção do programa, que achou por bem (?) priorizar o aspecto político-partidário do mesmo, em detrimento da qualidade do seu conteúdo. Nada que não possa ser reparado e repensado, em se tratando de pessoas inteligentes.

Em alta. Crescimento digno de registro tem experimentado o profissional Ivan Monteiro, um misto de apresentador e animador. Buscador da informação, como nós incansável ‘radiomaníaco’, este profissional vem sabendo como poucos tirar proveito do recurso do intertexto, desse modo enriquecendo-se e enriquecendo-nos.

Em baixa. Profissional de grandes predicados, trabalhador diligente e destemido, o repórter Renato Martins se perde pelas crises de estrelismo e por se considerar a medida de todas as pessoas. A psiquiatria está aí para nos ajudar a todos. Dele desculpo as aleivosias e as palavras de baixo calão. Isto é ética: falar a verdade!

Chamamento. O professor Fleury Santos, na condição de chefe da equipe esportiva da Rádio Metropolitana AM 930, convoca-nos para uma ‘cruzada pela ética’. Faz menção aos R$5,00 de comissão recebida por alguns profissionais (?) por cada ‘boizinho’ comercializado. Proposta posta; proposta acolhida.

Do ramo. Quem é do orbe radiofônico, nele militando diariamente, tem ciência do altíssimo nível de hipocrisia existente no meio. A impostura chega a tal ponto que o sujeito faz rasgados elogios no ar e, ao mesmo tempo, detona uma altissonante ‘banana’, acompanhada de um depreciativo ‘cotoco’. (Necessária inconfidência...)

* - * - *

(*)”Lembre-se de que o seu Tempo é Sagrado e o futuro, de forma impessoal, você o está construindo no AQUI E AGORA."
(*) Benê Lima, Fráter Rosa-Cruz

Benê Lima
benecomentarista@yahoo.com.br
85 8898-5106, o telefone da comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima