Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, dezembro 30, 2007

Slide Show do "Domingo Esportivo"



O analista Benê Lima em mais uma participação na Verdinha AM810

No Programa Domingo Esportivo estava prevista a abordagem de diversos temas, como é próprio de seu estilo e roteiro. Contudo, de tão palpitante que foi o tema inicial, versando sobre as diversas expressões da psicologia e da psiquiatria, ele acabou por absorver todo o tempo do Programa (mais de duas horas).

Com a extrapolação da abordagem intra-futebol, os assuntos foram sendo desdobrados de tal modo que tomou uma amplitude natural.

No que respeita ao aspecto estritamente ligado ao futebol, afora a relevância do ilustre convidado, o psiquiatra doutor Anchieta Maciel, ainda tivemos a participação dos seguintes coadjuvantes: Jurani Parente, apresentador e produtor do DE; Gualber Calado, profissional da maior qualificação e co-produtor do DE; Cauby Chaves, comentarista titular da Verdinha AM810; e Benê Lima, comentarista e apresentador, versado em gestão do futebol como autodidata. Na técnica, o competente Celso Silva.

Nossa participação

Além de solicitar ao entrevistado que esclarecesse aos ouvintes a diferença entre o exercício da psicologia e da psiquiatria, buscamos ressaltar a importância da psicologia como instrumento de apoio às comissões técnicas dos clubes.

Ressaltamos ainda o grande valor da psicologia no trabalho multidisciplinar e interdisciplinar junto aos atletas, nas duas frentes de abordagem em que ela mais se aplica, notadamente nos clubes de maior e melhor estrutura. São elas: a motivacional e a de definição do perfil psicológico (personalidade) dos atletas.