Blog do Paulo Karam * Publicado às 23:07 .* 11/12/2007
(Foto:) Paulo Karam / DN
Há muito acompanho Benê Lima nos programas esportivos que dirige ou participa. Comentários abalizados e, acima de tudo, sensatos. O pau que dá em Zé, dá em Mané. Com ele não tem meias palavras. Profissional que se preza, não puxa-saco de ninguém. Benê assina a coluna ”Com Pé e Cabeça”, onde dá o recado direto, como realmente deve ser. Gostei muito do seu último trabalho e peço permissão a ele para republicá-lo hoje, dizendo antes que corroboro com o relato sobre o jovem Jurani Parente. Eis, na íntegra, o artigo:
Pasmaceira que fundamenta a mesmice
Por: Benê Lima
“Se há um programa que, sem dúvida alguma, exerce liderança nas discussões sobre os principais temas ligados ao futebol, sobretudo nas questões extracampo, esse programa chama-se Domingo Esportivo.
O melhor de tudo é considerar-me um crítico quase incontrito e poder decantar os méritos de um projeto que tem como um de seus principais objetivos a produção de idéias para tornar o futebol cearense verdadeiramente profissional.
Se Jurani Parente é o sumo comandante do programa, é cógnito que Gualber Calado tem assumido a condição de mentor, assinando praticamente todas as matérias em textos e intertextos, sejam os trasladados, sejam os inspiradoramente compostos.
Na verdade, há uma parceria – talvez até certo ponto, inconsciente confraria – entre o que representamos e o que prefigura o ótimo ‘composto’. Domingo Esportivo, tanto como expressão radiofônica, como categórico multimeio em forma de blog. Só nos resta, pois, felicitar os executores do belíssimo programa, com eles nos comprazendo.
Que os verdugos do futebol cearense aproveitem as boas idéias, sobretudo quando por elas nada se recolhe a guisa de barganha. Por conseguinte, enquanto no meio corporativo há quem estimule e recompense os ‘bons pensadores’, nossa cartolagem, entre acomodados (quase todos) e esquálidos (uma minoria), insistem na presunção de auto-suficiência, como se fossem seres supra-humanos, que, ‘osmoticamente’, pudessem derramar suas pretensas sabedorias, oriundas (se é que existem) de outras áreas, em gestão esportiva profissional e de qualidade.
Enquanto isso, os juízos de outrem vão sendo marginalizados, quando muito são subaproveitados – quando não, depreciados.
A despeito de não estar entre as atribuições da Crônica Esportiva ser parceira dos clubes, ainda assim exercermos, em certa medida e por mera liberalidade, uma tal incumbência. E, conquanto não tenhamos o reconhecimento devido, por certo prosseguiremos nisso que, para o Cronista Digno, é missão, jamais objeto de barganha, menos ainda uma – digamos – debênture."
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
CALOUROS DO AR FC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostaria de parabeniza-lo pelo o bem que você vem fazendo a crônica esportiva cearense, eu que no começo fiz algumas restrições algums comentários em sua coluna, mas logo em seguida você teve a gentileza de ponderá algumas colocações que realmente você estava certo e passei a receber tambem e-mails de sua coluna que até hoje recebo. Desejo a você e sua família neste Natal e Ano Novo, muita paz, amor, harmonia familiar e que continue sendo este cronista sério e honesto que passei adimirar, um grande abraço e feliz festas.
ResponderExcluirCaro Célio,
ResponderExcluirRespondi sua mensagem através de email. Confira!
Grato pela beleza de comentário.
Continue participando, independetemente da forma: para sugerir, criticar, concordar ou discordar. Também aceito elogios. (rs...)
Um abração.