Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, junho 27, 2009

A organização do futebol nos EUA
A prática do futebol nos EUA e as oportunidades e estruturas são avançadas e permitem ao aficionado o sonho de chegar ao nível mais alto da modalidade
Hélio D´Anna
No ano passado, os Estados Unidos já tiveram uma imagem de que futebol é esporte de pouco interesse. No entanto, os números não demonstram isso. Há no momento mais de 20 milhões de jovens praticando essa modalidade no país (segundo a federação americana). De acordo com as instituicoes de promoção do desporto em nível de iniciação (veja abaixo), o país tem mais jovens praticando o futebol do que o beisebol ou futebol americano.

A organização do futebol segue a clássica estrutura triangular, com uma base grande de iniciação até o topo, em termos do futebol profissional.

Em nível recreativo de iniciação, a AYSO, ou American Youth Soccer Organization (Organizacao Americana de Futebol para Jovens http://soccer.org/home.aspx) tem a função de promover a participação, educar pais e técnicos iniciantes e conduzir eventos locais, estaduais e nacionais. Esses eventos são de natureza recreativa e não visam disputa de trofeus e campeonatos. Há também outra entidade chamada de SAY ou Soccer Association for Youth (Associacao de Futebol para Jovens - http://www.saysoccer.org). As duas funcionam de maneira similar.

À medida que um garoto ou garota se interesse em participar de competições, dai a opção e de se afiliar a um clube. Clubes têm diferentes níveis que envolvem participação em competições locais, regionais ou nacionais. Em geral, esses clubes são afiliados a entidade US-Youth Soccer (http://www.usyouthsoccer.org/index.asp). Clubes afiliados normalmente cobram taxa de participação e possuem estrutura que chega a ser invejável a clubes profissionais.

Jogadores (as) que despontam em clubes têm a opção de fazer teste para serem aceitos no programa que tem objetivo de detectar valores para as seleções nacionais. Esse programa é o ODP ou Olympic Development Program (Programa de Desenvolvimento Olimpico -http://www.usyouthsoccer.org/programs/OlympicDevelopmentProgram.asp).

Está vinculado ao US-Youth Soccer e faz uma triagem que começa regionalmente. Há até um programa de ODP Europeu que detecta jogadores de cidadania americana que moram na Europa (http://www.odp-europe.com/).

Outra opção para a elite jovem é de se afiliar a uma academia de futebol. Muito comum no mundo do tênis e da ginástica, essas academias permitem ao jovem estudar e morar na academia e treinar futebol em período integral (por exemplo, a IMG -http://www.imgacademies.com/soccer-academy/). Essas academias, porém, são caras, mas têm uma estrutura fantástica.

Até certo ponto, o afunilamento dos jovens de potencial é bastante elitista. As opções são caras e as famílias fazem alto esforco para poder manter os jovens participando desses eventos e competições. Em teoria, há oportunidades de “bolsas” e descontos, mas são poucos os clubes que usam dessa prática.

Há também a prática do futebol competitivo dentro do sistema educacional. Escolas de nível primário até universitário podem também oferecer oportunidades de participação. As ligas são muito organizadas e se enquadram em diferentes níveis de competição. As melhores ligas têm nivel alto. De fato, o futebol universitário é visto como a principal fonte de revelação de jogadores (as) para o nível profissional.

Na minha próxima coluna, me prenderei à organização do nível profissional. Mas uma coisa o leitor pode já ver: a prática do futebol nos EUA e as oportunidades e estruturas são avançadas e permitem ao aficionado o sonho de chegar ao nível mais alto da modalidade.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima