Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, outubro 03, 2013

Museu do Futebol inaugura Centro de Referência nesta semana

Local contará com cerca de 1.700 livros, 150 referências sobre a prática do futebol na capital paulista e informações sobre clubes, torcidas e estádios
Equipe Universidade do Futebol

O Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, inaugura, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). O projeto é voltado para pesquisadores, jornalistas e demais interessados na memória e história do futebol nacional.

O Centro contará com cerca de 1.700 livros, 150 referências sobre a prática do futebol na capital paulista e informações sobre 260 entrevistados e 493 instituições, como clubes profissionais e amadores, torcidas organizadas e estádios.

Para organizar e levantar todo esse material, foram necessários três anos de pesquisa de uma equipe multidisciplinar, que percorreu São Paulo, registrando filmes, áudios, desenhos, textos e imagens sobre o futebol. Além disso, o grupo organizou uma biblioteca e uma midiateca gratuitas, instaladas dentro do museu.

"O Museu do Futebol está entre os equipamentos mais visitados da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo. Isso graças ao seu acervo que conta não só a história do futebol brasileiro, mas também fatos históricos do Brasil e do mundo. Agora, nossa instituição disponibiliza também mais este serviço para o público", declarou Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do IDBrasil, organização social de cultura que faz a gestão do local, via nota.

A visita ao CRFB tem entrada gratuita. Basta ao visitante retirar um crachá na bilheteria do museu. O Centro ficará aberto de terça a sábado, das 10h às 17h e seu banco de dados poderá ser visitado pela internet através do site www.museudofutebol.org.br/crfb.

Serviço

Inauguração do Centro de Referência do Futebol Brasileiro
Onde: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Data: a partir de 4 de outubro (sexta) 
Horário: 10h às 17h
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima