Agência de classificação de risco avaliou que gastos e receitas ligados ao evento não são suficientes para modificar as contas do país
Da Redação, Máquina do Esporte
A tese de que a Copa do Mundo não irá gerar grandes benefícios à economia brasileira ganhou um reforço. A Moody's, agência de classificação de risco de crédito, divulgou um relatório na última segunda-feira (31) no qual afirma que o evento terá um efeito "muito pequeno" no Brasil, restrito a alguns setores, como comidas e bebidas, viagens, hospedagem, aluguel de carros, construção, transmissão por emissoras de TV e publicidade.
"Havia a esperança de que a Copa do Mundo pudesse amenizar a desaceleração da economia do Brasil, mas a atividade econômica recente é pouca diante da economia de US$ 2,2 trilhões do país, do nível de investimento habitual e das receitas anuais da maioria das companhias", disse Barbara Mattos, vice-presidente e analista sênior da agência, no relatório. "O evento de 32 dias vai prover aumentos de curto prazo em vendas, e os prejuízos associados ao tráfego, à aglomeração de pessoas e aos dias de trabalho perdidos terão efeito negativo sobre os negócios".
Do lado dos gastos, os R$ 26 bilhões (US$ 11 bilhões) de estádios, aeroportos e obras de mobilidade urbana correspondem a somente 0,7% do total que será investido no Brasil entre 2010 e 2014, segundo o relatório. Invepar, Andrade Gutierrez, OAS e Mendes Junior são construtoras e engenharias que já se beneficiaram substancialmente.
Quanto a cidades e estados, a Moody's estimou que os gastos relacionados à Copa do Mundo ficaram entre 0,24% e 12,75% da receita fiscal total estimada em 2014 em cada um dos casos. Não são suficientes, portanto, na avaliação dos analistas, para mudar muito o orçamento desses órgãos públicos ou afetar a credibilidade deles em longo prazo.
O real ganho, segundo a analista, é midiático. Cada jogo da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, teve a audiência de 188,4 milhões de pessoas, tendo 1 bilhão de indivíduos assistido a pelo menos uma parte do torneio, nas contas da Moody's. Quem ganha são marcas que vão aparecer durante as partidas, como Coca-Cola, Adidas, Ambev e Oi.
Mas há riscos. "Enquanto a Copa oferece benefícios em reputação, a imagem do Brasil pode se deteriorar se houver uma reprise do movimento social que foi visto em junho passado, às vésperas da Copa das Confederações".
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
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terça-feira, abril 01, 2014
Copa do Mundo terá pouco impacto na economia brasileira, diz Moody's
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Benê Lima