Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, julho 14, 2008

BOAS PERSPECTIVAS

Começo avassalador

Erich Beting
Editor executivo do site Máquina do Esporte e apresentador e comentarista do canal de TV BandSport


O mês de julho começou avassalador para a história do futebol brasileiro. Principalmente naquilo que diz respeito à organização do futebol como negócio.

Na terça-feira, dia 1º, Roberto Dinamite teve seu primeiro dia de trabalho como presidente do Vasco. Talvez seja um dos primeiros ex-jogadores que tenha sido um dos maiores ídolos do passado a ser elevado ao posto de presidente do clube. Após anos a fio de disputa com Eurico Miranda, finalmente Dinamite pôde assumir o posto tão desejado.

Ainda é cedo para dizer no que resultará a gestão de Dinamite. Falhas sempre ocorrem, acertos também. O fato é que a alternância de poder já indica um novo e belo caminho para o Vasco, time que tem a quinta maior torcida do país e que ficou, na última década, praticamente parado no tempo, sem conseguir transformar grandeza em dinheiro.

Sim, é verdade que no último ano a coisa melhorou, com a estruturação de um departamento de marketing e a celebração de acordos inéditos com Reebok, Habib’s e, mais recentemente, MRV, voltando a estampar uma marca na camisa vascaína após seis anos.

Mas agora, com Roberto e sem Eurico, a chance de uma guinada nos negócios do Vasco é uma realidade. O primeiro passo bem dado foi a manutenção da estrutura de marketing já montada. Afinal, por mais que deva existir alternância de poder na alta cúpula de um clube, o dia-a-dia da instituição só sofre com mudanças constantes.

Outra prova de que os tempos são outros foram as presenças de flamenguistas ilustres, como Márcio Braga, presidente rubro-negro, e Junior, ex-lateral do time rival, que deram seu apoio para o novo comandante da nau vascaína. Nomes de peso, figuras que mostram novos ares em São Januário.

Em meio à euforia da vitória de Dinamite seguia-se outra comemoração tão valiosa quanto e que pode significar a entrada do futebol brasileiro numa nova era de gerenciamento e geração de receitas. Em São Paulo, o conselho do Palmeiras deu o aval e, no dia 1º, foi assinado o contrato entre clube e a WTorre para a construção da Arena Palestra Itália.

O novo estádio palmeirense, a primeira moderna arena esportiva com capacidade para mais de 40 mil pessoas, deve ficar pronta em dezembro de 2010. A partir daí, a WTorre vai gerenciar o espaço, e o clube ficará com parte da receita.

A idéia é ter no estádio o centro de ampliação das receitas do clube, tal e qual aconteceram com as novas praças esportivas na Inglaterra e Alemanha na última década. O custo de quase R$ 300 milhões será coberto pela empresa de engenharia. O Palmeiras “deixará” de ter propriedade sobre o estádio durante 30 anos. Mas terá receita proporcional.

Não é o melhor dos mundos, já que a maior bolada com a gestão ficará com a empresa. Mas também é um tremendo avanço na gestão do esporte no país, já que haverá naturalmente uma qualificação no público presente aos eventos e, possivelmente, a geração de mais dinheiro para a manutenção de melhores equipes dentro de campo.

É o início do processo de bola de neve que fez o futebol inglês se tornar o mais rico e estrelado do mundo. Pode ser o começo de uma nova era no futebol brasileiro, com estádios que fazem do torcedor um consumidor em potencial, gerando para os clubes receita suficiente para crescer.

Julho começou avassalador. E que o rolo compressor de transformações continue para os próximos meses e anos. Quem ganha é a indústria do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima