Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, novembro 02, 2012

“Super Segundona”– a “Super” Série B Cearense?

Por Benê Lima  

Lideranças construtivas 

O presidente do Sport Club Maguary, Aguiar Júnior, bem como o presidente da Aliança Atlética, Fábio Serrão, lideram o ranking imaginário dos dirigentes que mais compreendem suas posições de liderança junto a seus públicos e ao próprio futebol. Para eles, não basta a ‘briga’ pela defesa dos interesses de seus clubes, como costumam fazer, de maneira equivocada, os dirigentes de Ceará e Fortaleza. Vão mais além. Fazem esforço no sentido de compreenderem os interesses comuns a todos os clubes com que se relacionam em diferentes esferas, o que lhes estimula a terem um vislumbre de um projeto ‘suprapartidário’, projeto esse que agregue valor a ser repartido entre os clubes com os quais ‘coabitam’.

AGUIAR JÚNIOR - O PovoNo momento, Aguiar e Serrão trilham predominante carreira solo, com projetos individuais que, no fundo, vê-se neles ideias coexistentes e que sem dúvida podem animar um mesmo projeto. Não creio que tal se dê por culto a idiossincrasia. Na verdade, imagino que seja por mera falta de oportunidade para um encontro de ideias entre ambos. 

Mas a ideia desse texto passa também pela tentativa de diminuição da discriminação que a grande mídia impõe às divisões [hoje séries] de menor apelo de público do futebol cearense. Ao não considerarmos as conexões entre as Séries A, B e C do nosso futebol (esta a nova nomenclatura), estaremos condenando à sombra tudo o que não é tido como ‘especial’. Desse modo, estaremos ainda retroalimentando uma distorção do ponto de vista dos valores (axiológicos), o que não é bom para o desenvolvimento da democracia. Se a ideia recorrente de fortalecimento das Séries C e D do Brasileiro é reivindicação inteiramente válida e encampada por todos como uma verdade absoluta, por que não, por legítima e incontestável analogia, não aceitarmos o mesmo raciocínio para as competições cearenses? Será que, outra vez, o servilismo e o complexo de vira-latas nos assombram? 

Para comprovar que existe vida inteligente fora dos holofotes midiáticos, eis que damos publicidade a uma dessas ideias (abaixo em destaque) – sem entrarmos no âmago da questão –, com crédito para Aguiar Júnior, que caminha junto aos que não pararam no tempo e não tentam congelar o passado para dele tentarem fazer o presente. 

Vale ressaltar ainda que, o Maguary há pouco protagonizou uma experiência incomum, a Série “Vida de Boleiro”, que em muito traduz a visão reformista e neoprogressista que subsiste no ambiente às vezes hostil que é o futebol.

A seguir, a proposta de Aguiar Júnior. 

*   *   * 

Dr. Mauro Carmélio,


     Segue abaixo e em anexo o
     Manifesto pró SUPER-SEGUNDONA em 2013,
     assinado pelo MAGUARY.


     Aguiar Júnior.


MANIFESTO PRÓ ‘SUPER-SEGUNDONA’
A INOVAÇÃO QUE MODERNIZA O FUTEBOL CEARENSE

            Considerando que o futebol cearense se encontra às portas da Copa do Mundo de 2014, o que nos obriga a uma postura mais profissional e destacada, visando o pleno aproveitamento daquele evento, especialmente dos equipamentos para ele criados, como o PV reformado e o NOVO Castelão;

Considerando os altos custos e a verdadeira ‘falência’ em que se encontram os campeonatos das atuais 2ª e 3ª Divisões cearenses, posto que sejam campeonatos SEM público, SEM renda, SEM mídia (não existe cobertura da televisão) e SEM patrocinadores (financeiramente expressivos), já que distantes da ELITE do nosso futebol, especialmente a atual 3ª Divisão, verdadeiro ‘inferno’, onde‘penam’ tradicionais clubes cearenses, detentores, entre outros, de sete títulos da 1ª Divisão estadual;

Considerando que a atual 2ª Divisão cearense tem se caracterizado nos últimos anos como um verdadeiro CAMPEONATO DO INTERIOR, onde a presença do Uniclinic, time da capital, é a exceção que confirma a regra;

Considerando que a nova ‘Série A’ (antiga 1ª Divisão cearense) foi dividida em duas FASES, sendo que os clubes que participarem da ‘Copa do Nordeste’ entrarão somente na 2ª FASE, o que ocorrerá em 2013 com as equipes do ‘Ceará’ e do ‘Fortaleza’;

Considerando que a grande quantidade de partidas da ‘Série A’ de 2013, conforme Regulamento Específico aprovado pelos clubes no ‘Conselho Técnico’ da primeira divisão, impossibilitará a qualidade das arbitragens na ‘Série B’ de 2013, caso a mesma venha a ser confirmada no calendário do 1º Semestre da Federação (FCF);

Considerando que poucos são os Estádios cearenses com os Laudos devidamente aprovados, o que dificultará a realização conjunta no mesmo semestre dos campeonatos da ‘Série A’ e da ‘Série B’, conforme previsão constante do atual calendário de competições;

Considerando o esvaziamento da ‘Taça Fares Lopes’, que ocorreu pela desistência de muitos clubes e pequena participação de outros tantos, mesmo tendo o atrativo da vaga disputada para a ‘Copa do Brasil’;

Considerando o forte desejo, sempre expresso em apoio efetivo, que a Diretoria da FCF tem dado ao futebol de BASE, com a realização dos campeonatos ‘Sub-13’, ‘Sub-15’, ‘Sub-17’ e ‘Sub-20’, tendo acatado sugestão no sentido de que este último (‘Sub-20’) passe a ser disputado no primeiro semestre de 2013, possibilitando a grande presença de atletas revelados nas bases dos diversos clubes cearenses nas disputas da‘Taça Fares Lopes’ e da nova ‘SUPER-SEGUNDONA’ ou ‘Série B’.

O clube abaixo assinado vem, por este instrumento, apresentar à Diretoria da Federação Cearense de Futebol (FCF), sua adesão e apoio à proposta de criação da ‘SUPER-SEGUNDONA’ (‘Série B’ cearense) já a partir do ano de 2013, o que proporcionará um ‘novo produto de marketing’, instrumento imprescindível à modernização e crescimento do futebol profissional cearense, às portas da ‘Copa de 2014’.

Na oportunidade, o clube ressalta que se faz necessário, considerando os custos, a qualidade técnica, bem como a ampliação das rivalidades regionais saudáveis, que referido campeonato da ‘Série B’ ou ‘SUPER-SEGUNDONA’ seja organizado em DUAS FASES sequenciais e regionalizadas pelo critério geográfico/rodoviário, conforme vier a ser aprovado no Conselho Técnico da NOVA ‘SUPER-SEGUNDONA’.

Adianta o clube abaixo, ainda, a importância de garantir em 2013 as conquistas das equipes que viriam a disputar a segunda divisão do próximo ano, atribuindo aos onze clubes (três que desceram da primeira,seis que permaneceram na segunda e dois que subirão da terceira) o direito de participarem a partir da 2ª FASE da ‘SUPER-SEGUNDONA’, tal qual na ‘Série A’ ocorrerá com os clubes cearenses presentes na ‘Copa do Nordeste’.

O clube abaixo assinado defende que a ‘SUPER-SEGUNDONA’, o NOVO produto do futebol profissional cearense, seja disputada apenas no 2º semestre de 2013, para não conflitar seus jogos com as partidas da ‘Série A’ (1ª Divisão local), o que traria dificuldades com as datas de utilização das praças esportivas e,especialmente, com a qualidade da arbitragem nos jogos da ‘Série B’ estadual.

Na mesma linha de raciocínio e criando condições para aumentar o número de equipes que venham a se inscrever para a ‘Taça Fares Lopes’, defendemos que tal competição, importante para o futebol local, poderia ser disputada após a conclusão da ‘Série A’ cearense e antes do início da NOVA ‘SUPER-SEGUNDONA’,que se daria no 2º semestre de 2013.

A NOVA ‘SUPER-SEGUNDONA’ seria disputada, pois, em DUAS FASES, assim como a nova ‘Série A’ cearense, sendo que na 1ª FASE participariam os clubes que requeressem novas inscrições na Federação, bem como aqueles oito já existentes, que não ascenderam em 2012, disputando referidas equipes a 1ª FASE da ‘SUPER-SEGUNDONA’ em ‘CHAVES’ regionalizadas pelo critério geográfico/rodoviário, passando para a FASE seguinte apenas o campeão de cada uma das ‘CHAVES’. Na 2ª FASE entrariam, privilegiados pelo critério técnico, os demais onze clubes da segunda divisão (três que desceram da primeira, seis que permaneceram na segunda e dois que subirão da terceira), em nada prejudicando seus direitos e contribuindo para uma efetiva modernização e profissionalização de nosso futebol.

Finalmente, a Federação (FCF) teria nas mãos um NOVO produto de marketing do futebol profissional cearense, o que viabilizará o sucesso, pois os jogos teriam maior atrativo e rivalidade saudável, inclusive pelo aumento da presença de clubes da capital, vários deles campeões cearenses da 1ª Divisão. Teríamos, pois, jogos com MAIS público, MAIS renda, MAIS patrocinadores expressivos, além de MAIS cobertura da mídia, especialmente com a possibilidade de transmissão da NOVA ‘SUPER-SEGUNDONA’ por emissora de televisão, já que os clubes estariam mais próximos da ELITE do nosso futebol profissional, sem falar da grande viabilidade de se buscar uma GRANDE e FORTEempresa para patrocinar o campeonato, viabilizando recursos financeiros para TODOS os clubes da NOVA ‘SUPER-SEGUNDONA’ e para a própria Federação (FCF).

Fortaleza, 01 de Novembro de 2012.
SPORT CLUB MAGUARY 
Presidente AGUIAR JÚNIOR 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima