Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, abril 18, 2013

Acabou o talento brasileiro para o futebol?

Gustavo D’Avila / Universidade do Futebol

Nos falta treinadores com capacidades diferenciadas para treinar e desenvolver pessoas, que saibam criar novos ambientes de aprendizado para o futebol

Foi no mínimo curioso consultar o ranking da Fifa e ver a seleção brasileira na modestíssima 19ª colocação. Pasmem, é isso mesmo, o único pentacampeão mundial e país sede da próxima Copa do Mundo está na 19ª colocação!

Para aquele que um dia foi o país do futebol, é inimaginável pensar em estarmos satisfeitos com tal colocação neste ranking. Diga-se de passagem, que esta á a pior colocação do Brasil de todos os tempos no ranking e com isso me salta aos olhos a necessidade de abordarmos com urgente frequência a capacidade nacional em formar novos atletas de futebol.

Seria sensacional se pudéssemos ver novamente jogadores desafiando a lógica em campo, realizando grandes jogadas e decidindo partidas memoráveis. Será que nosso talento para o futebol acabou?

Penso que não, mas a situação ideal citada estará cada vez mais distante de se tornar uma doce realidade em nosso país por insistirmos em nos mantermos na visão exclusivamente tecnicista aplicada ao futebol.

Podemos perceber que aos poucos, o aspecto lúdico do jogo de futebol, vem sendo substituído por uma visão demasiadamente técnica e podemos dizer até cartesiana do esporte.

Ao supervalorizarmos os aspectos técnicos, de forma isolada, veremos cada vez mais mecânicas de jogo pouco criativa e comportamentos predominantemente previsíveis de nossos atletas.

Penso que o futebol carece de um novo paradigma na formação dos atletas de futebol, aquele que passa a atuar de maneira muito mais inteligente, ou seja, que consiga ter grande poder decisão nas situações diversas em uma partida de futebol. Aquele que tenha todo o aprendizado técnico sim, mas que acima de tudo saiba como e onde utilizá-lo durante o jogo de futebol.

Nas empresas, muito se discute como melhorar o aprendizado corporativo, e a evolução deste tema passa por uma reflexão sobre como criar um novo ambiente de aprendizagem que desencadeie estímulos para facilitar o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades.

No futebol, de mesma forma que nas organizações, se faz necessário também refletirmos sobre como potencializar o aprendizado, levando em consideração os aspectos humanos na formação dos atletas.

Acredito plenamente que talvez nos falte realmente neste momento à plena capacidade de formarmos novos atletas que consigam aprender plenamente novas competências, habilidades e comportamentos, treinadores com capacidades diferenciadas para treinar e desenvolver pessoas e, finalmente, mas não menos importante, faltam líderes e gestores esportivos que saibam como criar novos ambientes de aprendizado para o futebol.

E você, o que acha?!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima