Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, abril 09, 2013

Esportivamente, o futebol brasileiro nunca competirá com o europeu, diz Ilan

Atacante revelado pelo Paraná afirmou que clubes brasileiros estão nivelados e que pagam muito a jogadores que não possuem um passado de títulos
Equipe Universidade do Futebol
 

Apesar de todo o crescimento econômico do futebol brasileiro nos últimos anos, os clubes nacionais jamais conseguirão competir dentro de campo com as equipes da Europa.

Pelo menos essa é a opinião do veterano atacante Ilan, atualmente no francês Bastia. Revelado pelo Paraná, o jogador perambulou por clubes da França e Inglaterra após fazer sucesso no rival Atlético-PR.

Assim como fizeram atletas como Ronaldinho Gaúcho, Seedorf, Diego Forlán, entre outros, Ilan retornou ao Brasil para atuar em campos nacionais. Mas, uma rápida passagem pelo Internacional fez o atleta de 32 anos voltar à Europa, onde está desde então.

Blog do Benê Lima - matéria - Ilan

E, para ele, a importância das boas estruturas de organização, especialmente entre os jogadores, contribuiu para a sua segunda saída do país em que nasceu.

"O futebol brasileiro hoje já disputa muito espaço com o europeu financeiramente, mas não esportivamente. Os clubes brasileiros estão nivelados e até pagam muito a jogadores sem história. Atletas que não possuem um passado de títulos e são supervalorizados. Na Europa, isso não acontece, os salários são mais justos. Mas, mesmo com esse crescimento financeiro, o Brasil nunca competirá esportivamente. Apesar do Brasileirão e da Libertadores, a Liga dos Campeões é incomparável", disse em entrevista à Trivela.

Ilan afirmou ainda que, na Europa, o contato com uma nova cultura proporciona novas experiências aos brasileiros. E citou até o debate sobre o fato de Neymar se transferir para o futebol europeu como prova dessa distância do futebol praticado nestes dois continentes.

"Hoje em dia, não é preciso sair do Brasil para ganhar dinheiro. No caso do Neymar, por exemplo, seria ótimo. Ele não progredirá mais no futebol brasileiro. Ele é o dono do Brasil hoje em dia, mas não provou nada na Europa. Ele precisa provar para quem o critica que pode jogar bem no futebol europeu. E, quando isso acontecer, ele não voltará tão cedo", apontou.

"As diferenças não são tão grandes assim. A maior é na organização. Por exemplo, o Inter tem um bom estádio, muitos sócios, mas não tem um gramado bom. O que o jogador precisa é de um bom gramado, boas instalações, boa equipe médica. Essa é a diferença para a Europa. Às vezes, o clube não tem um centro de treinamento tão bom, mas não passa por esses problemas", completou.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima