Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, setembro 03, 2013

Paulo André critica modelo de gestão do futebol brasileiro; Marin foge

Presidente da CBF não responde de maneira direta às questões propostas pelo jogador corintiano em evento

Equipe Universidade do Futebol

Paulo André e Marim

A terceira edição do Fórum Nacional do Esporte, evento organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), teve um tom de badalação e adulação ao patamar em que se encontra o desporto nacional. Mas quando o assunto foi o futebol, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, encontrou no jogador Paulo André um grande opositor.

O zagueiro do Corinthians questionou duramente o dirigente na última sexta-feira, cobrou mudanças na gestão dos clubes brasileiros e colocou o mandatário da entidade esportiva em uma situação de desconforto. Evasivo, o dirigente máximo da CBF não conseguiu elucidar qualquer uma das questões propostas pelo atleta profissional.

"Ganhamos, mas o nosso futebol vive uma crise existencial. Isso ficou claro nas viagens de dois times para o exterior recentemente. Nós não vemos nenhuma ação da CBF ou dos clubes nesse sentido, mas é nítida a distância. Queria saber quais são os planos do país para se aproximar de novo do futebol que é praticado lá fora", questionou Paulo André logo após Marin enaltecer a campanha da seleção brasileira na Copa das Confederações.

"Você tem de entender que o Brasil tem uma grandeza territorial que cria um cenário diferente. Se você pegar um avião e for para o Amazonas, vai viajar quatro horas e ainda vai falar português. Na Europa, com o mesmo tempo de voo você passa por vários países e idiomas. Por isso, por exemplo, não podemos ajustar o calendário", discursou Marin.

"Quanto ao futebol nacional, tivemos uma vitória categórica da seleção sobre a atual campeã do mundo. Temos hoje em dia a Série B quase tão boa quanto a Série A, e estamos investindo muito na Série D. Só temos uma dificuldade maior por causa da questão territorial", completou o dirigente.

Marin ainda usou a exportação de atletas como argumento para defender o atual momento do nosso futebol: "Muita gente aqui não vai saber onde o Hulk jogou. O outro rapaz do Atlético não jogou nem meio tempo na seleção e foi negociado. Isso prova que o futebol brasileiro é bem conceituado".

Nesse exato ponto, Paulo André interveio, dizendo que o futebol brasileiro é bem conceituado porque é pentacampeão mundial, mas todos sabem da necessidade de evolução. E usou uma história pessoal para fundamentar a argumentação.

"Eu joguei a sexta divisão do Campeonato Paulista pelo Águas de Lindoia e ganhava R$ 180 por mês. O futebol brasileiro precisa evoluir para uma gestão de século 21", cobrou o defensor.

"Subsidiar a Série D gera empregos e oportunidades. Temos as comissões técnicas de todas as equipes, por exemplo. Também investimos nas seleções de base, e temos um técnico que já foi jogador. Ele teve conquistas", afirmou Marin, em defesa da disputa da quarta divisão nacional e fazendo alusão ao treinador Alexandre Gallo.

O ex-jogador Raí também participou da mesa. Menos incisivo do que corintiano, o diretor da Atletas Pelo Brasil e embaixador do LIDE Esporte perguntou sobre a relação da CBF e do COL com patrocinadores da Copa do Mundo de 2014, a transparência na gestão do evento e a responsabilidade de clubes e CBF na formação de garotos.

O são-paulino sugeriu que a CBF procurasse entidades sociais e desenvolvesse um regulamento básico para categorias de base no futebol. Marin disse que a instituição esportiva não pode interferir na gestão dos clubes, e então começou a citar jogadores revelados no futebol nacional.

"Mas não é uma questão técnica, presidente. É uma questão de responsabilidade sobre o garoto. Os meninos das categorias de base moram nos clubes, mas não existe nenhuma regra básica para lidar com eles", contestou Raí.

A terceira edição do Fórum Nacional do Esporte reservou um momento especial para homenagear atletas e entidades que trabalham para fortalecer e fomentar o esporte. O Prêmio LIDE de Esporte é divido em oito categorias, além de uma homenagem especial a Oscar Schmidt, uma das maiores estrelas do basquete de todo o mundo. 

Os vencedores foram:

· Marketing Esportivo - Bradesco
· Promoção do Esporte - Caixa Econômica Federal
· Comunicação - SporTV
· Ação Social no Esporte - Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação
· Inovação - Andrew Parsons, presidente do CPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro
· Atleta de Destaque - Daniel Dias, nadador olímpico
· Grande Destaque Olímpico - Arthur Zanetti, ginasta
· Grande Destaque Paraolímpico - Alan Fonteles, atleta paraolímpico

Tags: paulo andré , sociabilização , fórum , universidade do futebol , jogador de futebol , atleta inteligente , gestão de futebol , gestão aplicada ao esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima