Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, setembro 22, 2013

Calendário Nacional x Calendário Estadual

Uma questão que merece detida reflexão antes de qualquer opinião


A Copa 2104 exigirá uma reengenharia das federações estaduais

Benê Lima,  radialista, membro do
Conselho  do  Desporto, presidente
da   Liga   Cearense   de   Futebol
Feminino,   Ouvidor   da   FCF    e
membro do Conselho de Leitores
do jornal O Povo. 
Diz um diretor de um dos nossos maiores jornais, que comentar não tem a complexidade de analisar. Segundo o mesmo, para comentar basta que se tenha uma opinião. E opinião qualquer um a tem. Difícil, continua, é analisar, uma vez que para se fazer uma análise consistente e embasada há que se conhecer a matéria, o tema, o assunto, o que seja.

Vejo um sem número de pessoas emitindo as mais diversas opiniões, muitas das quais sem o mínimo critério ou quase nenhum conhecimento. Mas é melhor que seja assim pelo bem da democracia, do que nos sintamos amordaçados pela ideia do pensamento único e do consenso preestabelecido.

Calendário, seja nacional e até mesmo estadual, é sempre um tema complexo, posto que envolve planejamento, conexões intrincadas, observância a direitos, cumprimento de obrigações, deveres e compromissos formais, informais e éticos. Ademais, é necessário que se pense nas implicações de tudo isto e na distribuição de equidade entre todas as partes envolvidas, tais como as entidades de administração do futebol, as entidades de prática desportiva e, por fim, os torcedores.

Ao iniciarmos o planejamento do futebol cearense para o próximo ano, é importante não esquecermos que 2014 será um ano atípico não só para o futebol cearense, mas também para o futebol brasileiro. Com a supressão de algumas datas, impõe-se o desafio de um novo planejamento, que leve em conta a redução de datas em relação aos Estaduais, bem como o período de paralisação dos campeonatos nacionais que estejam em atividade, particularmente as Séries A e B do Brasileirão.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Parte do Calendário da CBF que prevê os Estaduais e a respectiva legenda


 
 
 
 
 
 
 
 
É inegável a complexidade do tema, reitero, mas há saídas honráveis e legais, sem que precisemos ferir regulamentos, sem viradas de mesa e sem que forjemos fórmulas inescrupulosas. Tendo em vista que a alteração do Calendário Nacional constitui um ato superveniente gestado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), eis que daí emerge a justificativa plausível e juridicamente aceitável da adequação dos calendários estaduais ao nacional, como rendição a um pressuposto da hierarquia organizacional do futebol brasileiro. Nada mais natural. Eis, pois, o problema e a saída para ele, sem que coloquemos em cheque a nova ordem do futebol nacional.

Benê Lima
E-mail: benecomentarista@gmail.com
Twitter: twitter.com/BeneLima1
Facebook: facebook.com/benelima
Blog: blogdobenelima.blogspot.com
Twitter: twitter.com/CiadoEsporte1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima