Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, setembro 06, 2013

Valor das marcas de 23 clubes do Brasil

As receitas do mercado brasileiro de clubes de futebol permanecem em evolução, chegando a superar em 2012 um volume de receitas geradas de R$ 5 bilhões

Pedro Daniel / Universidade do Futebol

Pelo quinto ano consecutivo a BDO publica seu estudo avaliando as marcas dos maiores clubes de futebol do Brasil.

UniFut 001

A metodologia empregada para a avaliação das marcas foi a mesma das outras edições, com a utilização de dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing de cada clube e dados econômicos e sociais dos brasileiros.

Nesse ano, incluímos mais seis clubes em nossa análise, assim agora o estudo conta com 23 marcas. Foram incluídos o Goiás, Náutico, Avaí, Figueirense, Portuguesa e Ponte Preta.

Assim foram identificados quais são os clubes detentores das marcas mais valiosas do futebol brasileiro, as 23 marcas avaliadas no estudo:

- 6 clubes SP – Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa e Ponte Preta.
- 4 Clubes RJ – Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo
- 2 Clubes RS – Grêmio e Internacional
- 2 Clubes MG – Cruzeiro e Atlético-MG
- 2 Clubes PR – Atlético-PR e Coritiba
- 2 Clubes BA – Bahia e Vitória
- 2 Clubes PE – Sport e Náutico
- 2 Clubes SC – Avaí e Figueirense
- 1 Clube GO – Goiás

As receitas do mercado brasileiro de clubes de futebol permanecem em evolução e segundo análise da BDO superou em 2012 um volume de receitas geradas de R$ 5 bilhões.

Esse resultado representa uma evolução de mais 400% em relação a 2003 e apresentará evolução para os próximos anos.

Segundo projeções da BDO o ambiente que se configura para a Copa de 2014 é muito positivo para o mercado de clubes de futebol do Brasil. Uma parte fundamental nesse processo será o desenvolvimento comercial dos negócios gerados pelos grandes clubes, as 23 marcas mais importantes do futebol brasileiro.

Na edição desse ano, foram atualizadas as informações sobre as 23 entidades que são consideradas os grandes times do Brasil.

UniFut 02

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima