Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Futebol de gêneros: uma ferramenta do novo tempo

Trabalhar as questões de gênero implicaria otimizar a emancipação da mulher 
 
Por: Benê Lima  
Fico a me perguntar quando e que ‘autoridade’ nos legou como premissa que a sociedade foi feita para competir.  
Não sei se foi somente o tempo vivido ou a forma como encarei a experiência de vida que me fez alterar por conta e risco esse paradigma, não o desprezando totalmente, mas também não o elegendo como a prioridade das prioridades.  
Seja qual for a área de atividade, percebo que não mais condiz com um já não tão novo papel da mulher na sociedade a tentativa de mantê-la afastada de certas atividades, mesmo que seja daquelas que tradicionalmente sejam desempenhadas pelo gênero oposto – o homem.   
Programas e projetos que arejam  
Por estarmos afeitos a uma série de projetos, como os da rede streetfootballworld, encontramos maior facilidade em conjugar uma visão democrática e inovadora de gênero, bem como em lidar com os aspectos igualmente inovadores e direi, até transcendentes, do football3, como uma de suas plataformas.  

Dentro dessa ótica, assistimos a uma iniciativa de uma igreja do bairro do Itambé, em Caucaia, que me inspirou a enxergar que podemos fazer um pouco mais por nossa juventude, ao criarmos oportunidades de integração sadia dos gêneros. Meninos e meninas precisam de uma convivência mais harmônica, lúdica e cooperativa entre si, e o esporte possui todas as precondições e ferramentas para o incremento dessa adaptação e interatividade.




Ao vermos uma experiência de futebol de gêneros,  de imediato vislumbramos uma possibilidade que, além de integrativa, pode render dividendos para o crescimento da prática do futebol feminino
Em um breve diálogo com o monitor da experiência, fizemos ver ao mesmo as possibilidades que poderiam ser criadas a partir daquele experimento, e percebemos o quanto nosso depoimento o impressionou. Na verdade, ele não se dava conta da importância do que estava sendo feito, até que o fizemos despertar para a natureza social, cultural e educacional da atividade, além do seu caráter desportivo. 

Portanto, ficam o depoimento e a ideia, a fim de que possamos multiplicar ações como a que vimos, que muitas vezes se iniciam despretensiosamente, mas pela importância de que se revestem acabam consolidando-se como iniciativas e ações relevantes.




COMENTÁRIO. A discussão, a conversa, o entendimento, o pacto fazem parte do processo e da proposta do futebol de gêneros.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima