Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, julho 19, 2016

Iniciação do futebol é debatida em encontro na CBF

DIOGO NETTO, GERENTE DA CBF SOCIAL / Créditos: Kin Saito / CBF
Nesta terça-feira (19), quando é comemorado o Dia Nacional do Futebol, a CBF Social promoveu um encontro com professores de comunidades do Rio de Janeiro para discutirem sobre a iniciação do futebol e o bem social que o esporte promove às crianças e adolescentes. A CBF trabalha para expandir este projeto por outras cidades brasileiras.
Presente no auditório da entidade para a abertura do workshop, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, falou sobre a importância de conversar, trocar sugestões e estudar possibilidades de colocar estas ideias em prática, uma vez que o futebol tem o papel de complementar a educação dos jovens.
– Esta reunião não é para nós apenas um encontro entre amigos, pessoas que têm experiência para contar. Nós queremos nos banhar da experiência de vocês e trazer isso para a gente transformar, quem sabe, num projeto de educação para o Brasil.
O evento contou também com uma mesa redonda com o gerente da CBF Social, Diogo Netto, e os ex-jogadores Ricardo Rocha, Jairzinho Furacão e Marisa para falarem quais as dificuldades encontradas na época em que jogavam e como o futebol é tratado nos dias de hoje, principalmente nas categorias de base.
O pentacampeão Ricardo Rocha explicou a importância da promoção deste tipo de evento, uma vez que a maioria dos jogadores vem de comunidades carentes e precisam de condições para se tornarem profissionais qualificados.
– É muito importante a CBF trazer estas comunidades aqui para dentro, para conhecer também os problemas que elas têm no dia a dia. Todos os professores adoraram a CBF abrindo este espaço. Isso é muito bom. A maioria dos jogadores de futebol vem de comunidades. A gente qualificando estes professores, eles vão qualificar muito melhor estes garotos – exaltou o ex-jogador.
Quando fala-se em incentivo na qualificação do futebol, hoje em dia o futebol feminino também entra muito forte nos debates. A ex-jogadora Marisa, apontou que o salário recebido atualmente pelas jogadoras da Seleção mostra como as mulheres estão aos poucos conquistando este espaço.
– As meninas hoje que estão entrando para a Seleção, estão de parabéns. Estão recebendo salário que se fosse há uns 10, 20 anos, estavam pagando para treinar, como nós fizemos. A gente só precisa dar um apoio. A CBF, a Secretaria de Esporte, agora estão fazendo um trabalho muito brilhante com a nossa comunidade – comemorou Marisa.
Além da mesa redonda com debates de alto nível, promovidos por pessoas qualificadas, outros assuntos foram debatidos durante o evento. O professor Luiz Roberto Rigolin falou sobre “Analfabetismo Motor e o ensino do futebol”. Depois, Julimar Pereira debateu sobre “Aspectos físicos e motores dos jogos reduzidos para crianças e adolescentes”. Fabrício Vasconcellos palestrou sobre “Futebol como promoção de saúde para crianças e adolescentes”. Monica Alkmim falou sobre “Direitos da Criança e do Adolescente”, e o professor Luciano Alonso encerrou o workshop falando sobre “Dicas para planejar uma aula de futebol respeitando o crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima