Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Futebol em High School nos Estados Unidos: as academias

IMG coloca a prática do desporto como “showcase” da experiência educacional da escola e recebe diversas seleções norte-americanas
Helio D'Anna

20120216 MVA Futebol-330x 01mNos Estados Unidos, os campeonatos de futebol no ensino médio (high school) variam de nível baixo a excelente dependendo da região e do tamanho do high school. No entanto, há uma categoria de high school que se coloca num patamar à parte: as academias (academies).

Academias são escolas privadas residenciais que seguem regras totalmente diferentes das seguidas pelo resto das high schools. Devido a isso, academias não requerem alunos internacionais a se registrarem junto a programas de intercâmbio para poderem competir nos campeonatos locais. Apesar de as academias serem normalmente de um custo altíssimo, muitas delas oferecem bolsas de estudo para atletas.

Em geral, as escolas de ensino médio nos EUA têm boa estrutura para prática de futebol (bons campos, salas de musculação, etc). No entanto, as academias, por terem um custo mais elevado, e pelo fato de os alunos estarem alojados dentro delas, possuem uma estrutura muito mais superior (comparável, por exemplo, à estrutura de universidades).

No inicio de janeiro, fui visitar uma dessas academias em Orlando, na Florida. O nome dela é Academia Mont Verde (Mont Verde Academy – www.montverde.org). O ranking americano de times de futebol de academias (ESPN Rankings) lista a Mont Verde como número um nos EUA.

20120127 WSoccer 330xAliás, o time de futebol da Mont Verde tem oito jogadores brasileiros, além de vários de outras partes do mundo. Após cinco minutos do tour que fiz na Mont Verde, pude entender o motivo do sucesso deles: os prédios, refeitórios, dormitórios, campos, etc., são impecáveis e realmente se comparam com boas universidades daqui.

Apesar de ser uma escola caríssima (30 mil dólares por ano), a Mont Verde oferece bolsas para jogadores, o que facilita a montagem desse time tão diverso. Diga-se de passagem, este ano eles inauguraram um time feminino de futebol também, e logo, logo, veremos meninas brasileiras por lá...

Mas a Mont Verde não é um exemplo único aqui. Há centenas de academias pelo país, como por exemplo a Darlington Academy, na Georgia e a Baylor Academy, no Tennessee. Ambas têm times de futebol fortíssimos e eu sempre recruto jogadores(as) deles para vir para a minha universidade.

Mas talvez a estrutura de futebol mais avançada das academias nos EUA é a da IMG, na Florida. A IMG, na verdade, coloca a prática do desporto como “showcase” da experiência educacional da escola. A estrutura desportiva é tão impressionante que vários esportes usam esse centro para treinamentos da seleção americana, ou para times e atletas profissionais. Por exemplo, a estrutura do soccer é tão fantástica que todos os times de base da seleção americana treinam lá.

Recentemente, a seleção brasileira sub-17 veio ao IMG para uma série de amistosos contra outras seleções, culminando com a derrota do Brasil para os Estados Unidos por 3 a 1.

A oportunidade de se estudar e praticar futebol nas academias dos EUA é única e eu recomendo altamente a brasileiros(as) a se utilizar dessa experiência. 

Leia mais:
Pausa para comerciais: o "World Football Challenge" nos Estados Unidos 
Verão americano: sinônimo de clínicas de futebol 
A indústria de recrutamento de futebol universitário americano 
O programa de revelação de jogadores profissionais nos Estados Unidos
Helio D'Anna, treinador de futebol

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima