Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

O crescimento econômico dos países organizadores de Copas do Mundo

Em média, PIB dos países organizadores de um Mundial entre o ano da competição e os dois anos anteriores, caiu 0,77%
Equipe Universidade do Futebol

Com a organização das duas das provas mais importantes do panorama desportivo, é esperado que no Brasil, esses mesmos eventos tenham um impacto positivo no desenvolvimento do país e da economia propriamente dita. O Banco Itaú prevê que o Produto Interno Bruto nacional aumente cerca de 1,5%, com o turismo a ter um importante papel nesse aumento.

Por outro lado a experiência anterior, na análise aos países organizadores, demonstra contudo, que a organização de uma Copa do Mundo não é, por si só, uma alavanca às respectivas economias.

Analisando historicamente os resultados econômicos obtidos pelos países anfitriões da prova máxima da Fifa, chega-se à conclusão que, em média, os países que organizaram o Campeonato do Mundo de Futebol, tiveram um abrandamento econômico durante os dois anos que antecederam os jogos, propriamente ditos. Em média, o Produto Interno Bruto dos países organizadores de um Mundial entre o ano da competição e os dois anos anteriores, caiu 0,77%.

Os anos posteriores à organização do torneio ditam, por outro lado, um crescimento do PIB, em média nos 1,37%, sendo que 10 em 15 países organizadores apresentam resultados superiores dois anos depois ao ano da organização da prova, e também 10 em 15 apresentam resultados mais positivos dois anos depois da prova do que dois anos antes da mesma.



 

Apesar disso, é de salientar que nas últimas três organizações de Campeonato do Mundo (Coreia/Japão, Alemanha e África do Sul) tiveram resultados piores nos dois anos posteriores à prova do que propriamente nos dois anos anteriores à mesma, tendo a África do Sul sido o único dos três a conseguir um resultado mais positivo na comparação entre o ano da prova e os dois anos posteriores.

Estando o Brasil a sensivelmente dois anos da competição máxima de seleções de futebol, e com um Produto Interno Bruto que tem vindo a decrescer exponencialmente, situando-se nos 2,10% no 3º quadrimestre de 2011, menos 4,8% do que no mesmo período do ano anterior, é esperado que a organização da Copa e dos Jogos Olímpicos possa contribuir para um volta-face, na tendência de queda do PIB brasileiro, mas que apenas se deverá sentir depois da organização dos mesmos.

Fonte: Futebol Finance 
- 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima