Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, março 31, 2008

Da crítica à sugestão para solucionar o problema



Mais uma polêmica no futebol mais político do planeta

Todos querem levar vantagem; jogar pra galera é uma prática comum em um futebol que vive de aparências e não da realidade

Servir a todos os senhores das mais diferentes crenças parece ter sido a escolha de um futebol que perdeu muito da capacidade de dialogar, discutir de modo inteligente, e de encontrar soluções negociadas para seus problemas e conflitos de interesses.

Com a proximidade da semifinal do 2º turno, outra vez estamos diante de um conflito que não se resolverá sem produzir sequelas. O Fortaleza quer jogar na segunda, 7, condição que o Ferroviário diz não aceitar.

Do ponto de vista alvinegro, o sábado, 5, não é bem recebido porque vai ajudar a resolver um problema que, pela ótica alvinegra, é somente do maior rival.

A possibilidade de uma rodada dupla é ainda mais difícil, já que envolve uma negociação muito mais complexa, em que a Polícia Militar certamente alegará que não tem condição de dar segurança. E a questão das cotas dos clubes, como ficaria? Difícil, não!

À primeira vista, manda o bom-senso que os jogos sejam realizados no sábado,5, e no domingo, 6, obedecendo-se o intervalo mínimo de 44 horas entre as partidas de um mesmo clube. Logo, a partida entre Fortaleza (4º) x Ferroviário (1º) deveria ser marcada para o domingo em razão do que está previsto no Artigo 35 do Regulamento da Competição, que tem a seguinte redação:

"Art. 35 - O Clube que estiver participando de Campeonato, Copa ou Torneio patrocinado pela CBF, paralelamente à disputa do Campeonato Cearense de Futebol Profissional da 1ª Divisão de 2008, terá direito à antecipação ou ao adiamento de partidas programadas, a fim de compatibilizar sua participação com intervalo não inferior a quarenta e quatro (44) horas entre seus jogos."

Como se vê, se todos cederem um pouco não há porque nos engolfarmos em mais uma polêmica interminável.

Esperamos que a Federação Cearense de Futebol não se omita do papel de administradora do futebol, e que possa convencer os quatro clubes envolvidos do que é melhor para o futebol em nosso estado.


Editoria NAAREA.com

http://www.NAAREA.com/
Informação, opinião, direito esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima